28 detentos são beneficiados com a saída temporária de Natal

28 detentos são beneficiados com a saída temporária de Natal

Foram liberados, na manhã desta sexta-feira (22), 28 detentos que cumprem pena no mini presídio de Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho. A liberação faz parte da saída temporária de Natal, concedida pelo Poder Judiciário aos presos do regime semiaberto. Os beneficiados devem retornar ao mini presídio até às 9h do dia 29 de dezembro.

De acordo com o diretor do mini presídio Fabiano Cardoso, em Cacoal, saíram 25 homens e três mulheres. Para conquistarem o benefício, os presos precisam cumprir alguns requisitos imposto pelo juiz.

“Nós aqui do presídio fazemos a lista dos detentos que estão aptos a saírem e enviamos para o Judiciário. Essa lista é feita respeitando as normas já impostas, como estar a pelo menos 90 dias em regime semiaberto, não ter cometido nenhum tipo de falta nas saídas anteriores e, claro, apresentar um bom comportamento. Depois de feita a lista, enviamos ao juiz e ele que determina quem poderá sair”, explicou o diretor.

Todos os detentos beneficiados com a saída estão sendo monitorados por tornozeleira eletrônica. O monitoramento é feito pelo albergue durante 24 horas.

“Do lado de fora, esses presos precisam respeitar regras, como estar fora de casa apenas das 6 às 19h, não frequentar bares, balneários ou prostíbulos, enfim. Caso sejam pegos cometendo faltas, serão levados imediatamente para o presídio novamente, podendo sofrer regressão de pena”, alertou Fabiano.

Na última saída temporária, concedida aos presos no Dia das Crianças, 12 de outubro, cinco presos não retornaram na data prevista, porém na mesma semana foram recapturados e retornaram para cumprir as penas.

O Poder Judiciário garante aos presos do regime semiaberto, com bom comportamento, direito a cinco saídas anuais, portanto, essa é a última saída concedida neste ano.

 

Autor / Fonte: Magda Oliveira, G1 Ariquemes e Vale do Jamari

Comentários

Leia Também