Acadêmicos visitam instalações do SAAE para conhecer como funciona captação e tratamento de água

Acadêmicos visitam instalações do SAAE para conhecer como funciona captação e tratamento de água

Cacoal, RO – Nesta terça-feira (26/09), cerca de 20 acadêmicos do Curso de Biomedicina da FANORTE, sob a coordenação da professora Milene Souza, visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). A visita faz parte das atividades da Disciplina de Análises Ambientais e teve o objetivo de ampliar o conhecimento dos acadêmicos, mostrando-lhes, na prática, como acontece o processo de tratamento da água desde que ela é captada até chegar às residências.

Os universitários foram recebidos pelo engenheiro químico Antônio Luciano Volpato e foram acompanhados por técnicos do laboratório que prestaram informações sobre todos os processos de tratamento da água captada pelo SAAE. Os técnicos explicaram que, uma vez que chega à ETA, a água passa por um processo de floculação (formação de bolinhas de sujeira), segue para a decantação (quando essas bolinhas se separam da água e vão para o fundo do decantador) e depois a água sai limpa, em outra piscina, depois vai ao reservatório, onde é clorada para que as bactérias sejam destruídas e, finalmente, distribuída através da rede de água que conecta todos os lares cacoalenses.

Por fim, o engenheiro químico do SAAE, Luciano Volpato, deu uma rápida palestra sobre o total de água que é tratada e distribuída à população. De acordo com o engenheiro, por hora o SAAE distribui mais de um milhão de litros de água, o que é suficiente para atender toda a demanda residencial, comercial e industrial da cidade.  O engenheiro e demais técnicos se colocaram à disposição dos acadêmicos sempre que eles necessitarem de mais informações para aprimorar ainda mais seus conhecimentos a respeito do tema.

Autor / Fonte: Assessoria

Comentários

Leia Também