Almoço de Carnaval da Diplomatas

 A Escola de Samba Os Diplomatas, está convidando os carnavalescos, para o “Almoço de Carnaval” que será servido no próximo sábado 02, a partir do meio dia, na Associação dos Peritos – ASPEC

*******

A ASPEC fica a rua Transamazônica, 6085 no bairro Cuniã. O cardápio será Bife e Frango na Chapa., é claro que acompanha salada e arroz. O convite custa apenas R$ 20. A festa começa as 12 horas e vai até as 17 horas, com a animação do Grupo de Pagode “Estação do Samba”. Informações: (69) 99280-4572 ou 99356-4164

********

Durante a Roda de Samba, será prestada homenagem ao sambista, músico compositor e cantor Wilson das Neves falecido recentemente. “Convidei o poeta Ernesto Melo para participar da homenagem ao grande sambista”, disse Carlinhos Maracanã .

*******

Por falar em escola de samba, o GRES Asfaltão publicou nas redes sociais, que não promoverá o concurso para escolher o samba de enredo em homenagem ao Bainha para o carnaval de 2018.

*******

A nota informa que o samba será composto por todos que fazem parte da ala de Compositores da Escola. Quer dizer, um samba a “dezenas” de mãos e cabeças pensantes. Cuidado pra não sair um samba do “Criolo Doido”.

********

E eu esperando a distribuição da sinopse, para escrever um samba digno para o meu amigo Bainha. Já tinha inclusive formado parceria com o grande Ernesto Melo. Será que depois daquela armação no Concurso Samba de Quadra, os compositores da escola do Tigre ficaram receosos, em abrir a disputa para o samba de enredo da escola para o carnaval de 2018.

*******

Como não pertenço a ala de compositores da escola preto e amarelo e acho que o Ernesto também não pertence, ficamos fora da parceria. O Bainha não merecia esse posicionamento da diretoria do Asfaltão.

*******

Vão deixar de contar com a obra de uma dupla das melhores em se falando de samba enredo. Já pensou o autor de “Ceará de Iracema” e o autor de “Veriana” fazendo um samba de enredo juntos. Azar de quem impôs o sistema de composição para o samba do Asfaltão 2018.

*******

Bem que eu não tinha nada que falar que participaria da parceria com o Ernesto. Agora tiraram nós dois da disputa. “Quem fala demais tá arriscado a dar bom dia a cavalo”.

*******

Amanhã começa o Festival de Fortaleza do Abunã. De acordo com programação da nossa editoria dormiremos nas areias da praia de Fortaleza do Abunã curtindo o “barulho” da tromba d'água da Cachoeira do Rio Abunã. Tomara que não faça frio.

*******

Por falar em Cultura, os Conselheiros de Cultura do municio de Porto Velho aprovaram em reunião que aconteceu segunda feira passada, o Regimento Interno. Agora é lutar para que a prefeitura deposite os recursos do Fundo de Cultura na conta específica, para que o Conselho possa aprovar os Projetos Culturais das várias Detorais.

********

Esse negócio de Fundo de Cultura, é a maior balela, desde quando me entendo como defensor da cultura em Rondônia, que vejo falar que o governop vai destinar parte do arrecadado com tributos, ao Fundo de Cultura e até hoje, não depositaram um tostão.

*******

Vi uma foto do Fabiano com o Chicão Santos cuja legenda dizia que os dois estavam na reunião do Conselho Estadual de Cultura. Pergunto: O que foi decidido nessa reunião, por que não fizeram nenhuma convocação via imprensa. Por que foi tudo na “Calada da Noite?”.

*******

Só acho que o Conselho Municipal está no caminho certo. Porém, o Conselho Estadual é mesmo que Orelha de Freira antigamente, todo mundo sabe que existe, mais ninguém ver. Como o governo de Rondônia já provou que detesta nossa cultura, vai ver que a foto dos dois agentes foi só pra “inglês ver”

********

Já comecei a juntar as tralhas, para embarcar pra Fortaleza do Abunã. Vamos nessa Morena?

Rumos Itaú Cultural programa 2017-2018

Em coletiva de imprensa com cerca de 50 jornalistas de todo o país, o Itaú Cultural lançou mais uma edição do programa Rumos.

O anúncio – feito por Eduardo Saron, superintendente do Itaú Cultural; Karla Martins, atriz, produtora e integrante da comissão do Rumos 2015-2016; Rui Moreira, bailarino, coreógrafo e integrante da comissão do Rumos 2017-2018; e Ana de Fátima Sousa, gestora do Núcleo de Comunicação do instituto – inaugura a etapa de inscrições, que são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelo site rumositaucultural.org.br, de 29 de agosto a 3 de novembro de 2017.

“A grande novidade desta edição é a acessibilidade. O site é compatível com todos os softwares para cegos e pessoas de baixa visão”, destaca Ana de Fátima. O regulamento ainda vem acompanhado por vídeos com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os surdos não alfabetizados em português podem inclusive enviar as propostas e os projetos em vídeos, também em Libras.

Para divulgar o edital, o Itaú Cultural visitará todas as regiões do Brasil na Caminhada Rumos, de 4 de setembro a 26 de outubro, passando pelas 27 capitais do país. Neste ano, em algumas cidades – aquelas em que o número de proponentes inscritos costuma ser menor – será realizada uma versão estendida do encontro, a Caminhada Rumos Escuta, que lança um olhar mais apurado para a região. A ideia é criar um mapeamento e entender como o Rumos e outras ações do instituto podem acolher mais e melhor as pessoas e os projetos de cada região, além de compreender como a distância geográfica das metrópoles, a falta de investimento público e a distribuição de recursos, entre outras características, influenciam no cenário cultural dessas cidades.

A última edição do programa apoiou a realização de 117 projetos de artistas e pesquisadores de todo o Brasil – você pode conferir o resultado de cada um deles em itaucultural.org.br. No mês de setembro o instituto inaugura a exposição Narrativas do Invisível – Mostra Rumos 2015-2016, que engloba parte das iniciativas contempladas em obras feitas em diferentes suportes – de séries fotográficas a instalações audiovisuais –, além de espetáculos e debates. Os trabalhos apontam a diversidade da atual produção artística brasileira e, cada um à sua maneira, ecoam vozes de resistência à dita normalidade, ao esquecimento de lugares, grupos sociais ou questões distantes dos olhos excludentes da nossa sociedade.

RUMOS EM PORTO VELHO

Com o objetivo de apresentar o Rumos e tirar possíveis dúvidas ligadas aos processos de inscrição e seleção dos trabalhos, os membros da comissão de seleção do programa participam de conversas em cidades espalhadas por todo o Brasil.

A equipe do Runos Itaú estará em Porto Velho/RO na próxima segunda feira dia 4 de setembro entre as 18 e as 22 horas.

O encontro vai acontecer no Museu da Memória Rondoniense que funciona no prédio do Palácio Presidente Vargas (antigo palácio do governo), a rua D. Pedro II, 608. Melhores informação pelo telefone (69) 3216-1096.

CINEOCA

O Cine Sesc apresenta nesta quinta feira o filme Aquarius

Os amantes da sétima arte residentes em Porto Velho capital do estado de Rondônia tem encontro marcado cna noite desta quinta feira 31, a partir das 19h30, no Cine Sesc para assistir o filme “Aquarius”, obra do diretor pernambucano Kleber Mendonça.

O longa é tido como um dos maiores sucessos de bilheteria e de crítica do cinema brasileiro nos últimos tempos.

A exibição acontecerá às 19h30 no Audicine do Sesc Esplanada, em uma parceria entre o Serviço Social do Comércio e o Cine Oca. Segundo a assessoria de comunicação, a entrada é franca.

O filme marca o retorno das atividades do Cine Sesc e do Cineclube no 2º semestre de 2017. No primeiro semestre, o Cine Oca produziu a Mostra de Cinema e Direitos Humanos, evento que reuniu grande público para prestigiar e debater produções com temáticas que tratam dos direitos essenciais da vida humana.

Em nota, a assessoria explica que o Cine Sesc licencia filmes que são escolhidos por meio de curadoria para democratizar obras dos mais variados gêneros e formatos, que muitas vezes não estão nos circuitos comerciais. O projeto é promovido por meio de parcerias com Cineclubes que estimulam, além do olhar para o cinema, o refletir por meio de debates, que são realizados sempre depois de cada exibição.

 

Autor / Fonte: Zekatraca

Comentários

Leia Também