Alunos da área rural estão sem frequentar aulas por falta de ônibus escolar

Alunos da área rural estão sem frequentar aulas por falta de ônibus escolar

Aproximadamente quarenta alunos que residem na área rural de Cacoal, a partir da Linha 12 até a cidade, ao longo da Rodovia do Café, estão sem frequentar as aulas na Escola Estadual Josino Brito, . As aulas tiveram início no último dia 6 de março; sendo que desde o início do ano letivo até a última sexta-feira (10) houve transporte regularmente, mas esta semana o ônibus parou de circular e nenhuma informação ou esclarecimentos foi feito aos pais e alunos, que simplesmente não sabem o que está acontecendo.

São alunos que concluíram o ensino fundamental em escolas da área rural e tem como única alternativa se deslocarem até a cidade para estudar o ensino médio, já que atualmente não há escolas de ensino médio naquela área para esses alunos, que estudam em período integral. Os pais e alunos já precisam fazer um enorme esforço para pegar o ônibus, que não entra nas diversas linhas, mas passa apenas na Rodovia do Café.

Os pais e alunos não sabem com quem se socorrer, já que as autoridades sequer se deram ao trabalho de esclarecer a situação e informar quando será resolvido o problema; bem como, o que será feito em relação a essas faltas e perda de conteúdo escolar. Os moradores reclamam do que consideram um grave descaso da Secretária Municipal de Educação e cobram uma posição também dos vereadores, que até o momento estariam se omitido em relação a essa situação que está comprometendo o ano escolar de dezenas de alunos.

Segundo informações divulgadas pela imprensa, cerca de 3.000 crianças e adolescentes da área rural de Cacoal já tiveram atraso no início das aulas, que estava previsto para o último dia 20 de fevereiro e foi adiado para o dia 13 deste mês, devido ao atraso na entrega de 25 ônibus do projeto “caminho da escola”, que foram doados pelo Governo Estadual; agora o problema seria falta de motoristas. A responsabilidade pelo transporte desses 40 alunos também é da Prefeitura, em função de um convênio de repasse de recursos do Estado à Prefeitura.

Autor / Fonte: Itamar Ferreira

Comentários

Leia Também