Audiência pública em Extrema vai debater emancipação de distritos

Audiência pública em Extrema vai debater emancipação de distritos

Programada para março, audiência vai discutir o PLP 137/15, que dispõe sobre criação de municípios

Uma comissão de moradores que integram a Associação de Desenvolvimento de Moradores e de Emancipalistas do Distrito de Extrema (Asmeron), se reuniu na manhã desta quarta-feira (6), com o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), solicitando apoio para a realização de uma audiência pública, com a finalidade de debater a emancipação dos distritos de Rondônia.

Sabedor da situação de Extrema, que já realizou inclusive plebiscito, vencendo a opção de emancipação, Maurão de pronto acatou o pedido e vai aprovar em plenário a realização de uma audiência pública em Extrema, programada para o dia 2 de março de 2018, com o objetivo de debater o PLP 137/2015, que tramita no Congresso Nacional e dispõe sobre a criação, fusão, incorporação e desmembramento de municípios.

O presidente da Asmeron, Aparecido Bispo, informou que o deputado federal Carlos Henrique Gaguim (PODEMOS/TO), que é relator da matéria, deverá estar presente à audiência pública. "É preciso uma mobilização da nossa bancada, para a aprovação desse PLP 137, que abriria caminho para a criação de novos municípios", observou.

Em Rondônia, além de Extrema, Tarilândia, distrito de Jaru, também já realizou plebiscito e está um passo adiante no processo de emancipação. "A autonomia política e administrativa é importante para assegurar o desenvolvimento das localidades. Em Rondônia, muitos distritos já são maiores e economicamente mais fortes do que diversas cidades, reunindo plenas condições de emancipação", finalizou Maurão.

Autor / Fonte: ALE-RO

Comentários

Leia Também