Calendário de vacinação contra sarampo e poliomelite é definido

Calendário de vacinação contra sarampo e poliomelite é definido

Uma equipe de imunização do Estado de Rondônia esteve em Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho, na quarta-feira (18) para definir com agentes de saúde de cidades da região o calendário de vacinação contra o sarampo e poliomelite. A campanha contra o sarampo começou no dia 10 de julho em outras cidades do estado, mas em Cacoal faltava definir a distribuição das doses nos postos e público-alvo a ser imunizado, e deve iniciar na sexta-feira (20).

De acordo com a coordenadora de vigilância em sarampo, Cleidenéia Marciana do Amaral, a equipe de imunização da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) passou informações técnicas da campanha para vacinadores, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, além de profissionais de saúde de clínicas públicas e privadas de Cacoal e região.

“Consideramos surto a partir de um caso da doença confirmada, uma vez que a doença é considerada eliminada no país. Tivemos dois casos confirmados no estado, porém somente um reside em Porto Velho, que foi confirmado com a doença no dia 16 de junho”, esclareceu a coordenadora.

Neste momento a prioridade é vacinar crianças de 1 à 4 anos de idade. Em Cacoal a meta é imunizar mais de 4 mil pessoas desse público-alvo. A campanha vai incluir também a vacina contra poliomelite.

“É muito importante que os pais não deixem de levar as crianças de 1 a 4 anos para tomar as vacinas contra o sarampo e a poliomelite. Fizemos um levantamento e observamos que temos muitas crianças que tem sequelas da doença, pois não há tratamento. A única forma de prevenção é a vacinação”, alertou o coordenador estadual de imunização Ivo da Silva.

Pessoas de até 49 anos de idade também poderão se imunizar, caso não tenham registro de vacinação. As doses estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cacoal das 7h até as 12h30.

Autor / Fonte: Magda Oliveira, G1 Cacoal e Zona da Mata

Leia Também