Câmara de vereadores homenageia mulheres pelo Dia Internacional da Mulher

Câmara de vereadores homenageia mulheres pelo Dia Internacional da Mulher

A Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher aconteceu na noite de ontem (8), com a presença de dezenas de mulheres e apresentação musical de Edmilson Costa, no plenário da Câmara Municipal de Ji-Paraná.

A iniciativa das vereadoras Silvia Cristina (PDT), Ida Fernandes (PV), Claudia de Jesus (PT) visa lembrar as grandes conquistas das mulheres. “A figura da mulher passou a ser algo extremamente importante na sociedade atual, onde ela exerce cada vez mais um papel de protagonista e vem conseguindo aumentar o seu espaço nas estruturas sócias, econômicas e políticas”, afirmaram as vereadoras.

A abertura do evento, onde foram homenageadas aproximadamente 60 mulheres, foi realizada pelo presidente da Câmara, Affonso Cândido (DEM), que parabenizou todas as mulheres pela data e leu uma mensagem especial.

“Creio na mulher que decide viver de escolhas, não chances. Que que ser motivada e não manipulada, que quer ser útil e não usada. Acredito na mulher que escolhe ter amor próprio e não autopiedade e naquela que resolve ouvir a própria voz, não a opinião dos outros. Por tudo e por todas, sei que ser mulher é ser livre, é ser líder, senhora do destino. Estou cercado de mulher guerreiras que fizeram de mim o homem que sou hoje. A todas as mulheres, em todos os dias, parabéns”, disse Affonso Cândido (DEM).

Logo após, os trabalhos foram conduzidos pela vereadora Silvia Cristina (PDT), que informou que o compromisso da Casa de Leis é fazer reivindicações, sobretudo, conseguir realizar alguns sonhos das mulheres, e que hoje entregam quatro  requerimentos que foram aprovados recentemente em Sessão Ordinária solicitando Instalação da Casa de Abrigo para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, Implantação da Coordenadoria Municipal da Mulher, Reativação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e Banco Municipal de leite para a primeira-dama, Lilian Pires, que representou o prefeito Jesualdo Pires.

“Na última segunda-feira (6), em reunião com o senador Acir Gurgacz (PDT) ele já garantiu este recurso e Ji-Paraná será a primeira cidade do interior que terá um Banco de Leite Materno”, informou Silvia Cristina (PDT), autora do requerimento.

Em seguida, as secretárias municipais Sônia Reigota, Leni Matias e Keila Barbosa, e a primeira dama, Lilian Pires receberam homenagens pelos relevantes serviços prestados à população. “É a maior representatividade de mulheres no primeiro escalão das secretarias do município de Ji-Paraná”, informaram as vereadoras.

O evento contou com a presença dos vereadores Isaias Arnica (PSB), Jhony Paixão (PRB), Obadias Ferreira (DEM), Marcelo Lemos (PSD) e Clodoaldo Cardoso (PR) que fizeram homenagens e parabenizaram todas as mulheres pela data especial, e as secretárias municipais e a primeira dama pelo excelente trabalho que realizam em benefício da população de Ji-Paraná.

Claudia de Jesus, uma das autoras da propositura, disse que neste dia especial se comemora lutando pelos direitos para que de fato a mulher possa, a cada dia, conquistar mais espaço na sociedade e disse que a Casa de Leis tem trabalhado muito pensando na política das mulheres. A vereadora também comentou sobre os requerimentos aprovados em benefício das mulheres e dos trabalhos que estão sendo realizados pelas secretárias municipais e primeira dama. “Parabéns pela luta de vocês”, ressaltou Claudia de Jesus (PT).

Ida Fernandes (PV) entregou lembrancinhas para as mulheres em homenagem a está data especial. A vereadora parabenizou todas as mulheres e também falou sobre os trabalhos realizados por Lilian Pires e secretárias municipais, que estão ajudando o prefeito a conduzir o destino de Ji-Paraná.

“Hoje está Sessão realizada pela Câmara foi a forma que encontramos de homenagear todas as mulheres do município de Ji-Paraná”, disse Ida Fernandes, uma das autoras da propositura.

A juíza Ana Valéria Queiroz Santiago agradeceu a homenagem, falou que temos mulheres exercendo funções extremamente importantes e comentou alguns dados.

“Entre as mulheres que são agredidas fisicamente no ambiente doméstico e familiar a maioria são negras. Faço parte de um grupo de trabalho CNJ na área da Infância e Juventude e estamos fazendo um levantamento para criar e executar projetos que alcancem as mulheres, crianças e adolescentes em situação de violência doméstica e familiar. O que me chamou mais atenção é que as mulheres negras tem o índice maior em menos de um ano, elas representam um número maior de infanticídios, dos 18 aos 30 anos são as mulheres que mais são agredidas e isso volta a acontecer quando faz 60 anos. É lamentável ver o ciclo se repetindo e nós precisamos interromper. É um sonho ter uma Casa Acolhedora e a gente há de conseguir em Ji-Paraná ter esta casa, que funcionaria não só como forma de abrigo para socorrer estas mulheres, mas também seria agrupado serviços de delegacia, Juizado especifico de Violência Doméstica, Ministério Público e Defensoria para atuação imediata com relação a mulher”, informou a juíza.  

A homenageada, empresária Ana Gurgacz parabenizou todas as mulheres, que fazem a diferença no município e no estado, e disse que o senador Acir Gurgacz (PDT) está em Brasília, mas que mandou um abraço para todas as mulheres.

“O senador sempre valorizou muito a mulher e buscou mulheres que querem realmente fazer a diferença no nosso estado, além de buscar benfeitorias para as mulheres”, disse Ana Gurgacz, pedindo que “os homens olhem as mulheres com carinho e respeito, pois juntos são muito fortes”.

Silvia Cristina (PDT) disse que é um prazer promover está Sessão, agradeceu a presença de todos e que o intuito é levantar uma bandeira de luta, de conquistas e de vitória.

Autor / Fonte: Carolina Camilo/Site Rul

Comentários

Leia Também