Colocar notas fiscais em urnas do 'Nota Legal' ajuda Hospital do Câncer 

Colocar notas fiscais em urnas do 'Nota Legal' ajuda Hospital do Câncer 

Em vários supermercados de Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho, é possível encontrar urnas do projeto 'Nota Legal'. De acordo com a gerente da Associação Assistencial a Saúde (Assdaco), Aparecida de Miranda, por meio do depósito dos cupons fiscais de compra dentro dessas urnas, o cliente ajudará de forma financeira o Hospital do Câncer São Daniel Comboni, já que esses cupons são revertidos em dinheiro transferido posteriormente para o hospital.

Aparecida explica que o projeto Nota Legal é uma iniciativa das Secretarias de Fazenda de alguns municípios, que visa desestimular a sonegação de impostos dos estabelecimentos comerciais. Há algum tempo, o hospital se cadastrou ao programa e desde então recebe incentivos financeiros pelos cupons fiscais lançados no programa com preenchimento do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (Cnpj) da instituição de saúde.

“Para ajudar o hospital é preciso que o cliente peça o cupom fiscal da compra que efetuou, mas não coloque o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), deposite na urna. A cada seis meses a um ano, equipes do próprio hospital recolhem esses cupons cadastram no programa do Nota Legal, informando o Cnpj, e os cupons são revertidos em dinheiro depositado na conta da própria instituição”, explicou Miranda.

Os valores repassados ao hospital por meio dos cupons fiscais depositados, segundo a gerente não são altos, já que nem todos os produtos são cadastrados. Cada cupom fiscal reverte para o São Daniel Comboni em dinheiro cerca de 0,001%.

“Os valores não são altos, mas se pensarmos a longo prazo, tendo em vista que recebemos a cada seis meses a um ano, dá um valor considerável, que aplicamos para custear as despesas do hospital”, afirmou.

Para que esse repasse aumente, Miranda pede para que a população continue depositando os cupons fiscais nas urnas do Nota Legal.

“Para as pessoas que colocam os cupons nas urnas, pode ser algo simples, mas para o hospital faz uma grande diferença. Então peço que isso se torne um hábito, ao inves de jogarem os cupons fora, o que muitas vezes ocorre, depositem nas urnas que fará diferença na vida de muitas pessoas”, pediu a gerente.

O Hospital São Daniel Comboni é referência no tratamento contra o câncer no interior do Estado de Rondônia, realizando em média 300 atendimentos ao dia. Começou a ser construído em 2003 e em 2011 deu início aos atendimentos. A parte estrutural foi erguida, por meio da solidariedade e união da população, com a campanha ‘De real em real vamos construir um hospital’.

A unidade hospitalar conta com uma moderna estrutura de equipamentos de radioterapia e quimioterapia. Para a instalação, foram investidos de R$ 7 a R$ 8 milhões. O tratamento é feito para todos os tipos de câncer, e oferecido não só para os moradores de Rondônia, mas para pacientes de outros estados da região Norte.

A unidade conta com uma média de 50 funcionários, entre médicos, enfermeiros, e equipe de apoio. Os atendimentos são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (S).

Autor / Fonte: Magda Oliveira, G1 Cacoal e Zona da Mata

Comentários

Leia Também