Comissão de Direitos Humanos elogia estrutura de acessibilidade do Porto Velho Shopping

Comissão de Direitos Humanos elogia estrutura de acessibilidade do Porto Velho Shopping

 Servidores da Comissão têm inspecionado órgãos públicos e estabelecimentos comerciais para que todos se adaptem a lei da acessibilidade

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania (Cddhc), presidida pelo deputado Léo Moraes (Podemos), reunida na tarde desta quarta-feira (14) o relatório emitido pelos servidores que inspecionaram as dependências do Porto Velho Shopping para constatar quesitos quanto à acessibilidade.

Segundo o parlamentar, a realização da inspeção tem como objetivo avaliar as condições de acessibilidade para as pessoas com deficiência nos órgãos e entidades da administração pública estadual e municipal, bem como aos serviços disponibilizados a essas pessoas no interior das unidades de atendimento.

O relatório afirma que a unidade do PVH Shopping ainda carece de algumas adequações, contudo, o resultado da vistoria foi considerado positivo. Isso tendo em vista a preocupação com a acessibilidade das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

“As alternativas de atendimento postas à disposição das pessoas com deficiência, têm possibilitado acesso com autonomia aos serviços oferecidos”, destaca o documento.

A Comissão, em vistoria no local, constatou que a maioria do estabelecimento possui mapa tátil, imprescindível a quem tem deficiência visual, bem como piso tátil direcional e piso tátil de alerta em ambientes como nas proximidades das portas, junto a escadas, entre outros, aponta o relatório.

Também há rampas de acesso necessárias para acesso dos cadeirantes. Ao final, o relatório aponta que o balcão de atendimento acessível a cadeirantes e com compartimentos para cadeirantes de rodas.

Os banheiros acessíveis e dentro das especificações, com previsão de reforma para 2019; entrada das lojas niveladas e com largura acima de 1,20m; lojas com provadores para pessoas com deficiência; guarda-volumes público, solicitar no atendimento (gratuito); sala de emergência com equipamento de saúde; brigada interna e médico para atendimento da equipe e público em geral.

O relatório, segundo informou o deputado Léo Moraes, será encaminhado também ao estabelecimento inspecionado, com os elogios e com as devidas cobranças dos itens que estão pendentes de adaptação.

Participaram da reunião os deputados José Lebrão (MDB), Anderson do Singeperon (Pros) e Dr. Neidson (PMN).

Fotos: Ana Célia

Autor / Fonte: Geovani Berno

Comentários

Leia Também