Consórcio SIM deverá receber um NÃO; saúde pública da capital suspende exames laboratoriais e denúncias não são condenações



Transporte –
Provavelmente esta semana será definido pelo prefeito de Porto Velho a situação do transporte coletivo urbano. O Consórcio SIM, de apenas uma empresa presta serviços de forma irregular, porque não há um contrato regular. A denominação “emergencial” não pode ser aplicada, porque o SIM não tem a mínima condição de atender as necessidades da população usuária da capital. Realmente o serviço está muito distante do mínimo necessário.

Saneamento – Na prestação de contas dos 100 dias do prefeito Hildon, o anúncio de uma emenda parlamentar, no valor de R$ 132 milhões para aplicação em saneamento básico nos bairros São Francisco e Mariana, zona Leste da capital. Os recursos serão aplicados em drenagem, asfalto e meio fio no São Francisco e em 100% no Mariana. A previsão é iniciar os trabalhos a partir do segundo semestre.

Saúde – Já na área de saúde pública Porto Velho continua em decadência. O setor que já era ruim na administração (sic) Mauro Nazif (PSB) piorou. Na última semana denunciamos que na Unidade de Saúde da Rua Rafael Vaz e Silva foram descartados os materiais de exames laboratoriais, porque não havia reagente. Agora a informação que há mais de um mês nenhum posto de saúde está realizando exames laboratoriais simples como fezes, urina, sangue, etc. É o fim da rosca...

Lava... – Na última semana mais nomes de políticos envolvidos na operação Lava-Jato, que tem atualmente a Odebrecht, no foco da Justiça foram publicados. As informações que é apenas o início do desdobramento das investigações que estão sendo feitas, depois de seguidas intervenções da Polícia Federal (PF), ações que terão continuidade, agora com maior celeridade ainda, na região Norte. A ampliação das investigações e os pedidos de abertura de inquéritos pelo procurador geral da República, Rodrigo Janot exporá nomes de pessoas consideradas ilibadas.

...Jato – A exposição direta de pessoas à mídia é um assunto delicado. As denúncias são muitas, várias e diversas, mas não quer dizer que os acusados sejam todos corruptos. É importante mensurar que os delatores estão envolvidos “até o pescoço” em corrupção, no caso donos e diretores de empreiteiras, empresas; membros dos poderes constituídos (Executivo, Legislativo, Judiciário), autarquias, etc. Denúncias não são provas. Ao menos até o julgamento, que deveria ser priorizado, acelerado, o denunciado poderia ser preservado publicamente.

Respigo

Hoje (17) estão sendo lançados dois novos livros sobre a vida e ideias do saudoso Roberto Campos. Os livros marcam os 100 anos do notável Roberto Campos. Economista, diplomata, político Campos é um marco cultural e exemplo na vida pública +++ Vale a pena ler “O homem que pensou o Brasil” e “Lanterna na proa”. Os jovens devem conhecer Roberto Campos +++ O deputado estadual Lazinho da Fetagro (PT-Jaru) foi eleito recentemente presidente do diretório regional do PT. Mas ainda não foi empossado e nem reconhecida (pelo partido) a sua inconteste eleição +++ O partido pretende –e precisa– se recompor e Lazinho é a pessoa certa para conduzir o difícil processo, na realidade um desafio +++ No próximo dia 26 teremos eleições no Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Porto Velho-Ipam para coordenador de Previdência. O sindicalista Raimundo Nonato Soares, presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES) é candidato e está animado com a possibilidade de se eleger. 

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Comentários

Leia Também