Debate em clima de apresentação, Fiero sabatina candidatos a governador, campanha distante da empolgação de clima eleitoral

 

Debate – O primeiro debate onde candidatos ao governo de Rondônia puderam discutir propostas para os diversos segmentos da administração pública ocorreu na noite de ontem (18), na TV Allamanda (SBT). Talvez devido ao horário avançado, após as 22h o debate não empolgou o telespectador. A não ser um bate-boca entre o Coronel Marcos Rocha (PSL) e Charlon da Rocha Silva (PRTB), incluído de última hora, após decisão da Justiça Eleitoral. Quem assistiu disse que foi mais uma apresentação dos candidatos que um debate.

Estadual – A ex-chefe de gabinete da presidência da Assembleia Legislativa (Ale), Irma Fogaça (PHS) é candidata a deputada estadual e vem trabalhando diuturnamente sua candidatura. Tem estrutura física e de pessoal na capital e na maioria das cidades do interior. Quem acompanha seu trabalho permanente garante que ela estará na Ale, novamente, a partir de fevereiro, mas ocupando uma das 24 vagas do Poder Legislativo.

Crise – A Argentina enfrenta novamente crise social e financeira. Hoje um dólar vale 40 pesos argentinos. Os portenhos tiveram crises agudas em 2001 e 2012, inclusive com saques a mercados e outros comércios, como está ocorrendo agora, mas, ainda, em pequena escala. 70% da população argentina adulta tem curso superior. 30% da população está abaixo da linha de pobreza. A crise dos vizinhos portenhos preocupa os brasileiros, serve como referencial para as eleições deste ano e exige cuidado do eleitor ao votar. Há um ano eram necessários 17 pesos argentinos para um dólar.

Fiero – "Diálogo com os candidatos ao Governo de Rondônia”, iniciativa do Sistema Fiero, reunirá na próxima sexta-feira (21), no salão de convenções da entidade, em Porto Velho, das 17h às 22h, os candidatos a governador para sabatina sobre desenvolvimento, educação, infraestrutura, segurança, indústria, dentre outros temas. Cada candidato terá três minutos para um breve currículo, dez minutos para apresentar o Plano de Governo e serão feitas quatro perguntas, através de sorteio com tempo de um minuto, no máximo e dois minutos para cada um responder os questionamentos.

Comitês – O funcionamento dos comitês nas campanhas eleitorais é fundamental para ao sucesso dos candidatos. A distribuição de material, combustível, ações das formiguinhas e trabalho das lideranças fazem a diferença numa caminhada política. Os principais candidatos a governador não estão com suas equipes funcionando como deveria na maioria dos municípios do interior e também na capital. Não adianta o candidato passar fazendo um enorme barulho, abraçar o povo e posteriormente não ter a chamada “sustentação” com um trabalho permanente de divulgação do candidato. É o fim da rosca...  

Respigo

Em tom de pilhéria, lógico, o debate entre os candidatos governador na TV Allamanda, da última terá-feira (18), segundo a maioria dos telespectadores faltou mais ação, debate. Só não faltou pimenta... +++ O senador Valdir Raupp (MDB-RO) como sempre ocorre nas fases finais das campanhas políticas cresce. É isso que vem ocorrendo no centro e nos bairros da capital e em cidades do interior +++ O candidato a governador Expedito Júnior “Esperança por um Tempo Novo” (PSDB/DEM/PSD/PRB/Patriotas) cresceu dois pontos entre a primeira e a segunda pesquisa realizada pelo Ibope no Estado. Caso se mantenha dificilmente deixará de disputar o segundo turno +++ Os analistas políticos acreditam que, mesmo com a indisposição de voto da população, a abstenção, nulos e brancos não chegarão aos 30%. Mas como em eleição praticamente nada é impossível prudência e caldo de galinha são recomendáveis.

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Comentários

Leia Também