Deputados buscam opções partidárias, hoje é o Dia D para Confúcio, Lícério no comando da Agência Idaron

 

Deputados – A movimentação é grande e deverá aumentar na próxima semana com o fim do prazo para deputados (federal e estadual) mudarem de partido visando as eleições de outubro próximo. O dia 5 de março é o último dia para a possibilidade de mudança de partido. Como há muitos parlamentares insatisfeitos e outros preocupados com o excesso de bons candidatos no mesmo partido muitos estão em busca de uma nova sigla onde a possibilidade de reeleição seja maior. A dança partidária entre os deputados é grande.

Dia D – Hoje é um dia decisivo para o futuro político do MDB com relação à disputa das eleições deste ano. O partido realiza à partir das 19h no Centro de Tradições Política (CTG) de Vilhena encontro regional com as lideranças do partido. Na pauta a definição de nomes em condições de enfrentar as urnas e como ficará o partido, após o próximo dia 5, quando expira o prazo para que deputados possam, caso queiram mudar de partido como citamos em tópico anterior. O MDB tem hoje seis deputados, mas o presidente Maurão de Carvalho é pré-candidato a governador.

Dia D II – O problema do partido não se resume, apenas ao número de deputados, pois todos são pré-candidatos à reeleição. Há a situação do governador Confúcio Moura, que é pré-candidato a senador. Os comentários são que ele deixará o partido e que o caminho é o PDT, presidido no Estado pelo senador Acir Gurgacz, pré-candidato a governador. Confúcio está na região de Vilhena. Se participar do encontro na condição de pré-candidato e um dos líderes do partido sinaliza que fica, mas as informações são que ele tem outros compromissos e não marca presença no encontro.

Idaron – O presidente da Agência Idaron, da Secretaria de Estado da Agricultura-Seagri, Anselmo de Jesus deverá deixar o cargo para disputar as eleições deste ano a deputado (federal ou estadual). Anselmo já foi deputado federal pelo PT e tem um bom trânsito no setor agrosilvopastoril. Para o seu lugar na Idaron já há um nome: o médico veterinário Licério Correia Soares Magalhães. É aguardar para conferir.

Seagri – O titular da Seagri, Evandro Padovani é outro que deverá deixar o governo para disputar cargo eletivo este ano. Padovani pretende ocupar uma das oito vagas de deputado federal. A adjunta da Seagri, Mary Braganhol deverá assumir o seu lugar, já que demonstrou competência no mesmo cargo na Prefeitura de Ariquemes. Mary, inclusive estava cotada para disputar o cargo de prefeita em Ariquemes em 2016, mas o PMDB acabou optando por Thiago Flores. Mary também tem condições de concorrer à Assembleia Legislativa com muitas chances de sucesso.

Respigo

Na próxima terça-feira (20) os deputados estaduais retomam os trabalhos legislativos. Como sempre ocorre no reinício das atividades parlamentares a sessão é especial e conta com convidados dos demais poderes (Tribunal de Justiça e governo do Estado); do Ministério Público (federal e estadual) e Tribunal de Contas +++ Um instituto especilizado poderia realizar uma pesquisa em Porto Velho, sobre a popularidade do prefeito Hildon Chaves (PSDB). Não é exagero, mas provavelmente não estaria muito distante do presidente Michel Temer (MDB), acima dos 80% de desaprovação +++ E não é que tem gente com saudades do ex-titular da Secretaria Municipal de Trânsito-Semtran de Porto Velho? Na época de Marden Negrão pelo menos os semáforos na Avenida Carlos Gomes (quase) funcionam em sintonia, o que não ocorre hoje +++ Os buracos estão tomando conta das ruas e avenidas da capital. O pessoal que cuida do serviço de tapa-buracos provavelmente esteja na ressaca do Carnaval e está se preparando para a Páscoa...

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Comentários

Leia Também