Despejo de compostos químicos após desbarrancamento possibilita desastre ecológico



Com informações, vídeo e foto do Rondoniaovivo


Porto Velho, RO – O acidente natural ocorrido na noite do último sábado (13) em Porto Velho ainda poderá acarretar repercussões negativas. Apesar de não haver vítimas até agora, apenas danos de ordem material, a possibilidade de haver um desastre ecológico é muito grande após a constatação de derramamento de compostos químicos nas águas do Rio Madeira.

Na ocasião do desbarrancamento, na região denominada Belizário Pena, à margem direita do Madeira, pelo menos 14 veículos foram arrastados, entre eles caminhões tanques cujos respectivos conteúdos restaram em boa parte sendo lançados diretamente no leito.

Entenda em – (14/08/2016) Porto Velho: Barranco cede e afunda mais de 10 carretas

De acordo com reportagem gravada pelo site de notícias Rondoniaovivo, a Defesa Civil se posicionou acerca do assunto, explicando as causas e abordando consequências.

Confira a íntegra do vídeo abaixo
 



“A maior preocupação é o risco iminente de contaminação do rio, fator que dificulta mais ainda o trabalho. Até o momento não foi apresentado nenhum documento que permitisse as operações de transporte de grandes cargas nessas áreas de risco. [...] Após a última grande cheia do rio Madeira toda área de margem próxima às turbinas da usina de Santo Antônio se tornou instável em uma formação argilosa de barro e areia, nem as pedras do enrocamento construído pelo consórcio construtor foi capaz de segurara a ação de erosão da área que atualmente está bastante assoreada”, concluiu o noticioso.

Autor / Fonte: Rondoniadinamica

Leia Também

Comentários