Dia importante para a cultura de Porto Velho

Ontem foi um dia muito importante para a cultura de Porto Velho, pois, tomaram posse em solenidade que aconteceu na Câmara de Vereadores de Porto Velho os Conselheiros representantes de todas Setoriais de Cultura, assim como a diretoria que vai gerir CMC no biênio 2017/19.

********

Creio que o pessoal da Setorial da Cultura Popular compareceu em maior número à Câmara porque o Presidente do Conselho Reginaldo Cardoso dos Santos (Makumbinha) faz parte da Setorial no segmento Escola de Samba e como o Severino Castro é seu Suplente e também tomou posse, o pessoal dos grupos de quadrilhas e bois bumbás estava lá prestigiando. Essa turma é realmente unida!

*******

Judilson Dias, era só felicidade, pois foi ele quem implantou durante o governo de Roberto Sobrinho o Sistema Municipal de Cultura de Porto Velho – SMC. As Setoriais no tempo que o Tatá era presidente da Fundação Iaripuna participavam ativamente das reuniões, porém, quando a turma do Dr. Mauro assumiu, tudo parou, até a presidente do Conselho se mudou para Guajará Mirim e nunca mais deu as caras e em consequência nunca mais houve reunião das Setoriais.

*******

Não sei se o Ocampo sabia dessa atividade do Judilson, só sei que ele o convidou para fazer parte da sua equipe e ao tomar posse, Judilson colocou como prioridade a reativação das Setoriais e do Conselho.

*******

Acontece, informou Judilson, que sem as Setoriais não teremos Conselheiros para formar o Conselho e sem o Conselho, não teremos Fundo para tocar os projetos culturais.

******

Depois da posse dos Conselheiros, o próximo passo, é Regularizar o Fundo Municipal de Cultura – FMC. Esse Fundo, contara com aporte financeiro dos royalties das Usinas do Madeira (a vontade do prefeito é destinar 1% desses royalties), outra fonte será o imposto que será arrecadado com a liberação de Alvarás para a realização de eventos culturais e de lazer (Shows musicais, espetáculos teatrais etc).

*******

Isso deve estar funcionando até o início do próximo ano, aí é esperar o Ministério da Cultura, também voltar a funcionar a contento e providenciar o chamado repasse FUNDO A FUNDO, ou seja, depositar recursos na Conta do Fundo de Cultura de Porto Velho.

*******

Só então as Setoriais terão os Projetos de suas áreas, analisados pelo Conselho de Cultura e se aprovados, farão jus a receber recursos para sua execução.

*******

Esperamos que os órgãos de Planejamento e Finanças do Município de Porto Velho, não sejam contra o repasse de parte dos royalties ao Fundo de Cultura.

*******

O auditório da Câmara de Vereadores estava literalmente lotado, a turma da Setorial do Circo foi a caráter, quer dizer Palhaço caracterizado etc. O pessoal das Matrizes Africanas também. Teve até fanfarra na abertura da solenidade. Quem comandou foi o Regente Silfarney Silva.

********

O mestre cerimônia foi o Tatá, o fotógrafo o Gery, Buchada e Eudes. Só não compareceu mesmo, foram as pessoas que deveriam marcar presença.

********

A maior ausência notada e comentada pejorativamente, foi a do prefeito Hildon Chaves. Depois a dos vereadores. O único vereador a prestigiar a solenidade foi o Aleks Palitot assim mesmo discursou como historiador e não como Edil.

*********

Isso mostra o quanto nossos vereadores estão preocupados com o segmento cultural de Porto Velho! Talvez eles estejam mais preocupados com assuntos que não lhes dizem respeito. É muita falta de consideração, nem o Maurício Carvalho estava lá e o Márcio do Mocambo tava aonde?

*******

Quanto a ausência do prefeito Hildon Chaves os comentários eram os seguintes:

*******

Isso prova que o Ocampo está mesmo desprestigiado pelo gestor maior. Ele não veio e nem mandou representante.

*******

É meu amigo. O negócio é ficar com “As BARBAS DE MOLHO”. Égua!

Membros do Conselho de cultura tomam posse

Em solenidade que aconteceu na tarde de ontem 24, no plenário da Câmara de Vereadores de Porto Velho, titulares e suplentes representantes das Setoriais de Cultura, tomaram posse como Conselheiros do Conselho Municipal de Cultura - CMC

No mês de junho, a Funcultural convocou militantes de todas as setoriais da cultura em Porto Velho, para a reunião, e incentivou suas reativações, pois as mesmas estavam acéfalas ha mais de três anos. O Conselho Municipal de Cultura - CMC foi criado no governo de Roberto Sobrinho e durante a gestão de Mauro Nazif pouco fez, por falta de iniciativa dos membros da Fundação Cultural.

Com o início do governo de Hildon Chaves a atual diretoria da Funcultural, em especial, o Judilson Dias que por sinal, foi o responsável pela implantação do Sistema de Cultural na gestão do PT. Convidado pelo Ocampo Fernandes para fazer parte de sua equipe, de imediato, providenciou a reativação das Setoriais e a Eleição do Conselho.

Ontem 24, o processo praticamente se concretizou, com a solenidade de posse comandada pelo Presidente da Funcultural Ocampo Fernandes na Câmara de Vereadores de Porto Velho. Além dos Conselheiros de cada Setorial (são seis setoriais), foram empossados os membros da presidência do Conselho que ficarão no cargo por dois anos:

Presidente: Reginaldo Cardoso dos Santos (Setorial da Cultura Popular)

Vice-Presidente: Amarildo Assunção (Setorial da Música)

Secretário: Joeser Alvarez (Setorial das Artes Visuais)

Zona Leste realiza Concurso samba de quadra

Concurso de Samba de Quadra é um projeto do GRES Acadêmicos da Zona Leste no intuito de unir os compositores, músicos, intérpretes, poetas valorizando a música carnavalesca e todos aqueles que gostam de samba e têm inspiração.

O “Samba de Quadra” nasce sem estar atrelado a um tema específico. Essa liberdade deixa livre a inspiração do compositor, que pode expressar seus sentimentos e emoções à vontade em sua criação.

Entende-se como Samba de Quadra, todo samba que é apresentado e divulgado nas quadras de escolas de samba e blocos, com exceção dos sambas enredos.

É um projeto pioneiro aqui no nosso Estado, já é existente em grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo.

“O nosso projeto justifica-se pelo fato inconteste de sua função artística e cultural, dos nossos músicos, dos artistas envolvidos com suas composições, melodias, as artes cênicas, com a dança, inclusive dos poetas envolvidos nesse formidável mundo que é de compor e transmitir ao público do local. “Nosso público alvo são os compositores, músicos, poetas, brincantes e membros de Escolas de Samba e todas as pessoas que gostam desta arte”, disse Anny Mamedes, pres.do GRES Acadêmicos da Zona Leste

O 1º Concurso de Samba de Quadra terá também bom o atrativo a Feijoada (R$ 20,00) que será servida a partir de 12h, na Assoc. Com. Guadalupe, na Av. Mamoré entre a Av.Amazonas e Rua Raimundo Cantuária na Zona Leste da Capital.

Ordem das Apresentações

1.Rafael Saidera,

2 Oscar Night, Mestre Baínha e Zé Baixinho,

3.Tinho e Nilson,

4.Jair, Paulinho Cachaça, e Carlinhos Maracanã,

5 Ernesto Melo e Mávilo Melo

6.Sílvia Pinheiro, Waldison Pinheiro e Walber

Autor / Fonte: Zekatraca

Comentários

Leia Também