Dr. Neidson relata encontros em Brasília para tratar de ações voltadas à infraestrutura

Dr. Neidson relata encontros em Brasília para tratar de ações voltadas à infraestrutura

O deputado estadual Dr. Neidson (PMN) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, na sessão ordinária desta quarta-feira (13), para prestar contas da sua recente viagem à Brasília, onde se reuniu com ministro e manteve encontros no DNIT e na Funai, acompanhado do deputado federal Léo Moraes (PTB). 

Ele disse que, no Ministério do Desenvolvimento Regional, tratou da viabilidade na liberação de recursos da União para apoiar a reconstrução e melhoramentos nos municípios afetados pelas cheias neste ano. 

"Tivemos uma grande surpresa, pois somente o município de Nova Mamoré está cadastrado no Ministério, com a situação de emergência. Porto Velho tem vários desabrigados e desalojados, mas sequer fez o registro dessa calamidade. Isso inviabiliza receber recursos do Governo Federal", disse. 

Segundo Neidson, somente após o reconhecimento da situação de emergência, é que será possível acessar recursos da União, após a apresentação do plano de trabalho. "A Prefeitura de Porto Velho precisa atuar para dar celeridade ao processo", observou. 

O deputado informou ainda que tratou da questão indígena, na Funai, com foco na liberação de recursos para a compra de máquinas e equipamentos agrícolas, para atender as comunidades indígenas, através de recursos de emendas de autoria dele, em conjunto com a bancada federal. 

DNIT 

Por fim, o parlamentar informou que esteve ainda reunido com o diretor nacional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Antônio Leite dos Santos, solicitando a construção de pontes de concreto sob os rios Arara e Ribeirão, na BR-425, ligando a Guajará-Mirim e Nova Mamoré. 

"Quase ficamos no isolamento total, mas foi feito um trabalho paliativo na ponte do Araras. Solicitamos ao diretor nacional do DNIT, que façam as pontes em definitivo naqueles dois trechos. Mas, por contingenciamento de recursos, não temos muitas esperanças de que, nesse ano, as obras sejam iniciadas", destacou. 

Em aparte, o deputado Jean Oliveira (MDB), que presidiu a sessão, afirmou que uma rodovia tão importante para Rondônia, que liga à Guajará, que é uma Zona de Livre Processamento, ainda sofra com uma ponte estreita, de madeira e ferro, que em qualquer cheia, ameaça de isolamento. "Tem que haver uma ação enérgica, para garantir o pleno acesso até Guajará e Nova Mamoré, inclusive no período das cheias". 

A federalização da RO-420, que seria transformada na BR-421, na região de Monte Negro, também entrou na pauta e o DNIT informou que seria necessário R$ 1 milhão em investimentos para que esse processo fosse efetivado. 

Epilepsia 

Neidson falou ainda sobre o mês de março, que é dedicado em Rondônia à conscientização contra o preconceito ao portador de epilepsia, criado através de projeto de sua autoria, com a finalidade de orientar as pessoas sobre como agir ao se deparar com um caso de convulsão. 

Novamente, Jean Oliveira fez aparte e elogiou a atuação do deputado Dr. Neidson, que como médico tem atuado para a conscientização sobre a epilepsia.

Autor / Fonte: ALE-RO

IDETRO WORKSHOP

Comentários

Leia Também

 
Loading...