Dr. Neidson se reúne com governador Marcos Rocha para discutir ações em Guajará-Mirim e região

Dr. Neidson se reúne com governador Marcos Rocha para discutir ações em Guajará-Mirim e região

Na última quinta-feira (14), o deputado Dr. Neidson (PMN), em audiência com o governador Marcos Rocha (PSL) na sede do Executivo, tratou de diversas demandas dos municípios de Guajará- Mirim e Nova Mamoré e sobre projetos de sua autoria. 

A gestão do Hospital Regional de Guajará-Mirim foi um dos assuntos discutidos com o governador. Dr. Neidson também fez questionamentos quando à programação orçamentária para manter o hospital. Marcos Rocha informou que o governo já está trabalhando nesse tema e que uma forma de gestão está sendo estudada para garantir atendimento a população o quanto antes. 

A implantação de uma clínica de hemodiálise em Guajará-Mirim foi outro ponto tratado com o chefe do Executivo. Dr. Neidson informou que conversou com assessores da deputada federal Mariana Carvalho (PSDB) que confirmaram recurso federal que a parlamentar destinará pra a implantação da clínica que atenderá tanto a população de Guajará quanto a de Nova Mamoré. 

Ainda sobre saúde pública, Dr. Neidson comentou com o governador a questão das cirurgias eletivas para atender os dois municípios e região. “Vamos ver de que forma viabilizaremos o recurso, através de emenda, para podermos desafogar a população das duas cidades”, citou Neidson. 

O deputado apresentou a Marcos Rocha, projeto de sua autoria que trata do custeio, por parte do Estado, do funeral de pacientes vítimas de morte encefálica. De acordo com o parlamentar, a ideia é incentivar a doação de órgão. 

“O governo, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), ficaria responsável em arcar com as despesas do funeral dos pacientes aptos a doação de órgãos e que tiveram morte encefálica. Essa seria uma forma de incentivarmos os familiares a autorizarem a doação de órgãos no nosso Estado e dar exemplo para todo o país”, explicou Dr. Neidson.

O Projeto Cidade Limpa também foi pauta na reunião com o governador. Dr. Neidson solicitou ao governador Marcos Rocha uma parceria entre o governo e a Prefeitura de Guajará-Mirim para que maquinários do DER sejam encaminhados para a limpeza das ruas de Guajará e Nova Mamoré. 

Dr. Neidson comentou sobre o Projeto de Ressocialização da Sejus, que trata da mão de obra de detentos utilizada na revitalização de praças e ruas de Guajará-Mirim. O deputado disse que a ideia é montar uma fábrica de bloquetes e manilhas nos presídios para os detentos trabalharem na fabricação e, posteriormente, atuarem na instalação dos mesmos. 

O deputado citou a Avenida Dr. Lewerger e os constantes problemas de umas das principais avenidas de Guajará-Mirim. O parlamentar informou que fará um requerimento à Mesa Diretora da ALE, para ele que seja encaminhado à bancada federal rondoniense solicitando recurso no valor de R$ 25 milhões para a drenagem e pavimentação da via. 

“Estamos buscando apoio da nossa bancada para que consigamos viabilizar esse recurso através do governo federal. Para isso, o governador Marcos Rocha precisa se manifestar quanto à solicitação, e ele já nos acenou apoio”, disse Neidson. 

O deputado ainda tratou do Projeto Sou Conectado, o qual o parlamentar encaminhou recurso de R$ 784 mil e, segundo ele, ainda não está funcionando. O projeto visa à implantação de sistema de telefonia móvel e internet nas comunidades indígenas e ribeirinhas ao longo dos rios Guaporé e Mamoré, na região de Guajará-Mirim. 

“Informei ao governador que chamaremos na Assembleia tantos os responsáveis do governo como da associação que recebeu o recurso. Eles deverão prestar esclarecimentos para que possamos encontrar a solução do problema que travou a concretização do projeto”, anunciou.

 A precariedade da RO 420, rodovia estadual que liga Nova Mamoré a Buritis, passando pelo distrito de Jacinópolis, foi mais um tema tratado com o governador Marcos Rocha. Dr. Neidson solicitou ao DER, ainda na gestão passada, um projeto de pavimentação da rodovia para ser apresentado à bancada federal de Rondônia. 

“Com o projeto em mãos podemos tentar levantar recurso junto ao governo federal para, pelo menos, a pavimentação de 50 km da RO 420, ou seja, até o distrito de Nova Dimensão”, destacou o deputado que também pediu apoio para a recuperação de estradas de acesso no município de Candeias do Jamari. 

Por último, Dr. Neidson falou da agricultura da região e ressaltou ao governador a importância do escritório regional da Emater dar suporte na agricultura familiar de Guajará-Mirim e Nova Mamoré. Marcos Rocha se comprometeu a analisar todas as demandas apresentadas pelo deputado.

Autor / Fonte: ALE-RO

IDETRO WORKSHOP

Comentários

Leia Também

 
Loading...