Encontro Regional de Grêmios Estudantis quer fomentar o protagonismo juvenil

Encontro Regional de Grêmios Estudantis quer fomentar o protagonismo juvenil

Coordenação do evento ajusta detalhes finais

Nos dias 23 e 24 de agosto, aproximadamente 100 alunos, integrantes de grêmios estudantis das 16 escolas estaduais de Cacoal e Ministro Andreazza, participarão do Encontro Regional dos Grêmios Estudantis 2017.

O objetivo da Secretaria de Estado da Educação é contribuir para que os estudantes desenvolvam senso crítico e participativo, capacidade de liderança e engajamento nas atividades escolares e comunitárias.

Os grêmios estudantis são organizações sem fins lucrativos que representam os interesses dos estudantes e que tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais. “Os grêmios estudantis são os órgãos máximos de representação dos estudantes das escolas. Atuando neles, esses estudantes vão aprender na prática a ética e a cidadania, defendendo seus direitos e interesses. Por meio deste encontro, queremos fortalecer as possibilidades de ação, contribuindo para que os grêmios se tornem um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta pelos direitos”, destacou a coordenadora regional de educação de Cacoal, Marlene Ceconi.

Além de diversas palestras voltadas ao protagonismo dos grêmios estudantis e às responsabilidades dos alunos, tanto no ambiente escolar como na comunidade em que vivem, o Encontro Regional dos Grêmios Estudantis contará com apresentações culturais, sessão de cinema e criação de propostas para serem executadas nas escolas. “O objetivo é que os estudantes formem seus planos de ação em cima do conhecimento adquirido durante o encontro, através das palestras, da vivência”, destacou a coordenadora do Ensino Médio, da CRE de Cacoal, Ana Paula Pellegrino Gottardi.

Entre os temas abordados através das palestras estão Retrospectiva do Movimento Estudantil Brasileiro – A importância dos Grêmios; Inclusão – Eu e o outro; Uso consciente da tecnologia; Construindo um Ensino de Qualidade; Cultura, lazer e sociedade, Trânsito e juventude; e Saúde e Bem Estar.

Autor / Fonte: Giliane Perin/Secom

Comentários

Leia Também