Estudantes de Rondônia vencem Mostra Brasileira de Foguetes
— Publicada em 29/10/2015 às 16.01
A equipe Delta, formada por alunos da Escola Marcelo Cândia, de Porto Velho foi a campeã da Mostra Brasileira de Foguetes (MobFob), organizada pela Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), evento de grande importância para o incentivo ao estudo da física e para o desenvolvimento de projetos científicos em todo o país.
As alunas Jociane da Silva e Ana Laura Souza, acompanhadas do professor de física Antônio de Moura, representaram a equipe e o Estado na IX edição da MobFob e a VII Jornada de Foguetes, que neste ano foi realizada em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.
De acordo com a vice-diretora da escola, Rozângela Rodrigues, os alunos se prepararam o ano inteiro para participar da mostra. “Realizamos na escola uma competição de lançamento de foguetes entre os alunos do ensino médio e fundamental. Os resultados dessa competição foram enviados para avaliação. Os melhores resultados de todo o pais classificados para a Mobfob”, esclareceu.
Lucas Cassiano, estudante do segundo ano e integrante da equipe Delta, explica que o material utilizado para confeccionar os foguetes é basicamente garrafa pet e uma reação química de bicarbonato de sódio e vinagre. “Fazemos muitos testes antes das competições, sempre acompanhados pelo professor de física, e contamos ainda com um amplo espaço da escola para lançar os foguetes”, ressaltou.
“É muito interessante a nossa escola sempre ter eventos diferentes, isso é uma motivação para estudar e estar mais presente na escola. Estou muito feliz da nossa equipe ter ganhado o prêmio no Rio de Janeiro. É muito gratificante ver todo o nosso esforço reconhecido”, finalizou Lucas.
A vice-diretora destacou ainda o papel importante que os alunos desempenharam para participar da mostra, com a realização de campanhas na escola e na comunidade para custear as despesas com transporte, alimentação e hospedagem. As passagens para os representantes foram custeadas pelo governo do estado.
Fotos: Arquivo da Escola Marcelo Cândia
Autor / Fonte: Luana Lopes/secom
Comentários