Estudantes participam de aula prática sobre floresta plantada na vitrine tecnológica da 7ª Rondônia Rural Show

Estudantes participam de aula prática sobre floresta plantada na vitrine tecnológica da 7ª Rondônia Rural Show

Acadêmicos da Ulbra de Ji-Paraná utilizam a vitrine tecnológica como área de estudo

Estudantes dos cursos de Agronomia e Ciências Biológicas participaram na terça-feira (14) de aula prática sobre floresta plantada na vitrine tecnológica da 7ª Rondônia Rural Show, evento do agronegócio que ocorre de 23 a 26 no Parque Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná.

“A proposta é mostrar na prática a importância da aplicação técnica em reflorestamento”, disse a professora Josiane Bessa, do Centro Luterano de Ji-Paraná (Ceulji/Ulbra). A educadora explica que daquela aula vai cobrar dos estudantes técnicas de mensuração para inventário florestal, medidas e métodos de plantio, e estimativa de consumo cúbico para venda futura da madeira extraída da floresta plantada com fins comerciais.

A formanda em agronomia Juliana Fernandes defende a aplicação do ensino acadêmico na vitrine tecnológica. “O nosso aprendizado ganha reforço favorecendo nossa melhor formação profissional. Daqui temos a oportunidade de comprovar na prática o que a literatura ensina”, citou a veterana do 10º período, após medir a altura de uma das árvores da espécie Teca utilizando o astrolábio, um aparelho óptico bastante utilizado na época das navegações marítimas.

A implantação da vitrine tecnológica na Rondônia Rural Show tem como um dos objetivos servir como laboratório para pesquisas. O campo experimental apresenta aos visitantes, pesquisadores, estudantes e investidores no segmento 11 atividades florestais, sendo elas: cinco florestas de espécies nativa (Paricá) e exóticas (Eucalipto, Teca, Pinus e Mogno) com fins comerciais; uma mata ciliar; uma nascente e uma área com o sistema Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF).

“Esta demonstração na vitrine, que não ocorre apenas no período da Rondônia Rural Show, desperta o incentivo às pesquisas pelas instituições de ensino, bem como abre horizontes aos investidores que buscam diversificar a produtividade”, avalia o consultor florestal Adilson Pepino, o responsável pela área de floresta plantada.

A vitrine tecnológica é mais um atrativo da 7ª Rondônia Rural Show, que abre os portões gratuitamente aos visitantes das 7h às 16h dos dias 23 a 26 na realização da maior feira do agronegócio do Norte brasileiro. “A expectativa é que pelo menos 100 mil pessoas visitem o evento”, informa o secretário José Paulo Gonçales, da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), pasta governamental responsável pela realização da feira.

Autor / Fonte: Paulo Sérgio/Secom

Leia Também

Comentários