Expojipa 2017: Expositores e visitantes têm ação de alerta sobre câncer de pele 

Os dermatologistas aproveitaram para anunciar que está confirmada para o dia 02 de dezembro, a data do Dia ‘C’ de Combate ao Câncer da Pele, das 9h as 15h, em Rondônia

Na noite da última quinta-feira (13), pela primeira vez, durante a Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Expojipa), houve um pit stop de conscientização dos visitantes e expositores quanto ao uso de protetor solar diariamente com a entrega de panfletos. O movimento foi mobilizado pelos médicos dermatologistas Silmar Regis Camarini e Alessandra Dalla Martha Camarini, que há 12 anos promovem o Dia ‘C’ de Combate ao Câncer da Pele em Rondônia.

Para Camarini, integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a proposta surgiu como uma estratégia de alerta. “Essa é uma oportunidade ímpar para atingirmos dois públicos, um em especial, os trabalhadores/agricultores e, àqueles da cidade, que também precisam fazer o controle da presença ao sol, o maior motivador do surgimento do câncer de pele, hoje em dia”, falou.

O médico lembrou que a SBD trabalha com ações públicas deste tipo visando dar informações aos serviços de detecção e de tratamento, buscando sempre a redução de casos, levando em conta que, a cada ano, de todos os casos de câncer novos, 25% são da pele.

“Visitamos estantes e, conversamos com agricultores. A orientação se deu sobre o uso diário do chapéu, camiseta manga longa, por exemplo, vestuário que auxiliam na proteção e, sobretudo, do protetor solar. Percebemos que a maioria deles é de pele branca, ou seja, mais suscetíveis para adquirir um câncer. Por isso, a atenção deve ser redobrada”, informou Alessandra Dalla Martha.

 

#DezembroLaranja

Os dermatologistas aproveitaram para anunciar que está confirmada para o dia 02 de dezembro, a data do Dia ‘C’ de Combate ao Câncer da Pele, das 9h as 15h, uma ação nacional que integra o Programa Nacional de Controle do Câncer da Pele (PNCCP), pela SBD, em Ji-Paraná. O local será divulgado em breve pela organização.

 

O câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano, sendo a Sociedade. Na ação de 2016, somente em Ji-Paraná, dos 305 pacientes atendidos, 40 foram detectados com a doença, ou seja, 13,11%.  

Autor / Fonte: Etiene Gonçalves/assessoria

Leia Também

Comentários