Falta combustível no Estado, Rondônia Rural Show está prejudicada, PT cancela encontro regional pró-Lula em Ji-Paraná devido a greve

 

Paralisação – A situação da população está começando a ficar complicada com a paralisação dos caminhoneiros, pelo menos em Rondônia. Na maioria das cidades do interior a falta de combustível (gasolina, diesel, etanol) já ocorre e postos estão fechando, porque não há o que vender. Em Ji-Paraná, na tarde de quarta-feira (23) já estava difícil conseguir abastecer. Na quinta já não havia combustível em Ji-Paraná e região. E ainda há os aproveitadores que exploram de maneira escorchante o povo cobrando quase R$ 5 por um litro de gasolina ou mais.

Caminhoneiros – No trecho Porto Velho a Ji-Paraná, com aproximadamente 380 quilômetros há bloqueios em Candeias do Jamary, Jaru e Ouro Preto. Veículos de passeio, ônibus e ambulâncias estão com o tráfego liberado, apesar de o fluxo ser controlado pelos manifestantes. Pelo menos até à tarde de ontem o movimento era pacífico, mas a cada hora fica mais impactante, pois com os postos do Estado sem combustíveis as cidades param. Caso o governo não encontre um caminho para a crise o caldo pode entornar e ocorrer uma revolta geral.

Feira – A mais importante feira de tecnologia do Estado, a Rondônia Rural Show (RRS), em Ji-Paraná foi aberta na manhã da última quarta-feira (23) em clima de apreensão. A expectativa é de comercializar cerca de R$ 700 milhões devido a presença de empresas especializadas em equipamentos e implementos de ponta. O encerramento será no próximo sábado (26) e devido a paralisação dos caminhoneiros o sucesso da 7ª RRS poderá ficar comprometido, porque até o fluxo de visitantes está prejudicado em razão da falta de combustível e até de palestrantes e técnicos que viriam de outros estados que dependem de avião.

PT – O presidente do diretório regional do PT em Rondônia, deputado estadual Lazinho da Fetagro, de Jaru, comunicando que o encontro regional do partido do próximo sábado (27) em Ji-Paraná, no Clube Vera Cruz, está cancelado. Denominado de Lula Livre, o encontro faz parte do programa do partido de lançamento da pré-candidatura de Lula a presidência da República, mas a greve dos caminhoneiros parou o Estado. “Iremos reafirmar nossa união e força na luta por um projeto político melhor para Rondônia nos organizando para o processo eleitoral de 2018 e, também, em ato de desagravo à prisão injusta do companheiro Lula”, argumentou Lazinho. Não há data para o novo encontro.

Abusos – O movimento paredista dos caminhoneiros que abrange todo o país já traz reflexos negativos a Rondônia. Faltam combustíveis na maioria dos postos da capital e do interior do Estado e também há os oportunistas que estão extrapolando na venda do litro de combustível. Em alguns Estados a Justiça já penalizou maus comerciantes do ramo que estão se aproveitando da situação para explorar de forma abusiva o consumidor como citamos acima. Lamentável...

Respigo

A necessidade de pelo menos 30 mil votos para eleger um deputado estadual, seja na coligação ou individual mobiliza os dirigentes partidários. É bom alertar que nas eleições deste ano vão os mais votados de cada coligação ou partido +++ Não teremos mais o efeito “Enéas”, que se elegeu deputado federal e levou mais um “pacote” junto com votações insignificantes. Isso não ocorrerá mais a partir das eleições deste ano +++ O senador Valdir Raupp (MDB) esteve participando da abertura da Rondônia Rural Show (RRS) e marcou presença na sessão itinerante da Assembleia Legislativa (Ale) realizada no recinto da mostra. Raupp realmente é um político participativo e prestigia os acontecimentos mais importantes que envolvam a comunidade +++ Hoje (26) a partir das 9h, na Câmara Municipal de Ji-Paraná a Controladoria Geral do município promoverá audiência pública. Na ocasião ocorrerá a prestação de contas dos primeiros 4 meses do ano, pelo executivo municipal, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Comentários

Leia Também