Após a assinatura do Acordo de Cooperação Bilateral entre o presidente da Fecomércio-RO, Raniery Coelho, e, Miguel Vega Alvear, presidente da Capebras - Câmara Binacional de Integración Comercial, na semana passada, na Embaixada do Brasil em Lima, no Peru, a Federação do Comércio de Rondônia volta suas atenções para a expedição do Certificado de Origem.
Esta semana, os colaboradores da federação foram treinados para a implantação do sistema de Certificação de Origem. O curso foi ministrado pelo consultor Rodrigo Bregola, da Federação do Comércio do Estado do Paraná. É um investimento para beneficiar empresas e empresários interessados no Mercado Exterior.
“O Acordo de Cooperação vai facilitar a relação comercial com as empresas peruanas. Precisamos agora chegar com nossas mercadorias com preços competitivos. É justamente o que o Certificado de Origem vai fazer: dar um tratamento tarifário diferenciado entre os países integrantes”, lembrou o presidente.
O Certificado de Origem concede Preferências Tarifárias (redução ou isenção do Imposto de Importação) às mercadorias exportadas e proporciona acesso a mercados de países signatários dos acordos comerciais. É um documento criado pelos acordos internacionais de comércio que comprova a origem da mercadoria e que em seu processo de produção cumpriu alguns critérios previamente previstos pelos acordos para concessão de preferências tarifárias.
Autor / Fonte: Marcos Santana
Comentários