Festa do Guerreiro passa ser Patrimônio Cultural com aprovação do projeto do deputado Dr. Neidson

Festa do Guerreiro passa ser Patrimônio Cultural com aprovação do projeto do deputado Dr. Neidson

Aprovado nesta quarta-feira (12), o projeto de lei de autoria do deputado Dr. Neidson (PMN), que declara como Patrimônio Cultural de Rondônia, a ‘Festa do Guerreiro’, realizada na Terra Indígena Rio Guaporé no município de Guajará-Mirim, na segunda quinzena do mês agosto.

A Festa dos Guerreiros é conhecida por suas danças, cantos, pratos típicos, artesanatos, mitos, lendas e jogos tradicionais disputados entre homens, mulheres e crianças de várias tribos da região do Rio Guaporé.

Dr. Neidson cita que, conforme a motivação da comemoração, esse reencontro das comunidades indígenas é de suma relevância e merece todo acolhimento por parte do Estado.

“A Festa do Guerreiro é uma iniciativa dos próprios indígenas como forma de celebrar a cultura e motivar o reencontro de suas etnias”, enfatiza Dr. Neidson.

A inclusão da Festa do Guerreiro como Patrimônio Cultural, segundo o deputado, será um avanço para a cultura indígena, “que será lembrada todos os anos de forma legítima por toda comunidade pertencente às Terras Indígenas do Rio Guaporé”, frisou Neidson.

“A conscientização do valor cultural que a Festa do Guerreiro representa para nosso Estado deve ser abraçado, de forma especial, pela nossa Assembleia Legislativa”, concluiu o deputado.

O projeto do parlamentar foi aprovado por unanimidade dos deputados durante a última sessão ordinária da atual legislatura, realizada nesta quarta-feira (12).

Autor / Fonte: ALE-RO

Comentários

Leia Também