Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas recebe lideranças para discutir criação de políticas públicas

Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas recebe lideranças para discutir criação de políticas públicas

A Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas, durante reunião extraordinária nesta quarta-feira (18) recebeu várias lideranças indígenas para ouvirem relatos das principais dificuldades enfrentados pelas etnias de Rondônia.

O presidente da Frente, Ezequiel Júnior (PRB) informou que dentre as ações já realizadas pela comissão estão as visitas feitas as aldeias em municípios do interior do Estado, onde os deputados puderam conferir as condições de vida e o dia a dia dos índios.

Ezequiel Júnior informou que a Frente tem conhecimento das diversas dificuldades enfrentadas pelos povos indígenas na área da saúde, educação, agricultura e os problemas que envolvem a invasão e a exploração das terras indígenas.

O cacique Wellington Gavião disse ser uma honra para seu povo saber que a Assembleia Legislativa criou uma Frente Parlamentar para abraçar a causa indígena. Ele defendeu que o país deve contribuir com os índios e criar políticas, não de forma isolada, mas com a participação direta dos povos indígenas.

Wellington Gavião destacou que dentre as políticas públicas, os índios esperam ser reconhecidos também como eleitores, para reforçar ainda mais seus direitos perante a nação brasileira e criação de uma secretaria voltada a assuntos indígenas.

O cacique Henrique Suruí defendeu que todo Estado brasileiro tem sua Assembleia Legislativa, chamada também de Casa do Povo e que sendo assim, como integrantes do povo brasileiro, a Casa também é da população indígena.

Para o cacique, a população indígena nunca teve espaço para debates e exposição de suas dificuldades. Henrique Suruí agradeceu a criação da Frente Parlamentar e disse esperar igualdade de atendimento por parte dos deputados.

O deputado Lazinho da Fetagro (PT) concordou que o tratamento dado aos povos indígenas é de total irresponsabilidade por parte do Poder Público. O parlamentar disse que a Assembleia precisa sensibilizar o governo a oferecer um tratamento diferenciado a população indígena.

 

Lazinho destacou o problema das invasões às terras indígenas e enfatizou que a Funai deve ser administrada unicamente por índios. O deputado se colocou à disposição das lideranças para contribuir com a criação de políticas públicas aos povos indígenas de Rondônia. O deputado Anderson do Singeperon (Pros) também colocou seu gabinete à disposição das lideranças.

O presidente Ezequiel Júnior disse concordar com a necessidade de o governo criar uma secretaria, superintendência ou coordenadoria voltadas, apenas para as etnias indígenas, no entanto, ressaltou que a Assembleia não pode elaborar projeto que onere o Poder Executivo.

Segundo Ezequiel, cabe ao Executivo Estadual analisar a possibilidade de se criar um organismo estadual, que trate das ações indígenas com prioridade. O parlamentar se comprometeu a entrar em contato com o governador Daniel Pereira (PSB), para marcar uma reunião entre o chefe do Executivo e as lideranças indígenas.

Autor / Fonte: ALE-RO

Comentários

Leia Também