Governador Confúcio insiste na terceirização da saúde, desafio do prefeito Hildon são as queimadas, isenção para o pecuarista e a contrapartida ao consumidor?



Volta –
O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) em férias pelo exterior desde o início do mês de julho último deverá retomar sua cadeira de titularidade na próxima quinta-feira (10). Pode ser que assuma antes. O cargo está sendo exercido interinamente pelo vice, Edgar do Boi (PSDC), que deu conta do recado. Edgar teve como ação mais efetiva no período, a demissão de dezenas de servidores e evitou o desgaste para o prefeito Hildon. Um dos desafios, ao prefeito, dos muitos existentes é o combate e controle das queimadas, que este ano superou o mínimo tolerável.

Carne – É compreensível e até necessária  a ação do governo do Estado, através da Secretaria de Finanças (Sefin) de reduzir a carga tributária da carne em 2,4%. Segundo o titular da Sefin, Wagner Garcia a medida partiu do governador Confúcio Moura (PMDB). A medida visa socorrer os pecuaristas que, após a Operação Carne Fraca perdeu boa parte do mercado exportador. A vigência da redução tributária irá até 31 de dezembro deste ano e tem como objetivo o abate de 600 mil cabeças no período, para que o pecuarista tenha a situação econômico-financeira equilibrada. Até aí morreu Neves...

Povo – Nada contra a atitude do governador, preocupado com a situação dos pecuaristas que sofreram impacto forte com a Carne Fraca, operação realizada pela Polícia Federal (PF), que constatou irregularidades na exportação. Isso também prejudicou a economia do Estado, mas é importante saber, qual a vantagem que o povo consumidor de Rondônia terá com a redução da carga tributária? A renúncia de arrecadação exige do governante a contrapartida para o povo consumidor. Qual a vantagem que a população terá, pois arrecadar menos, significa investir menos em saúde, educação, segurança pública, saneamento básico. Seria o caso de dois pesos e duas medidas?

Saúde – Mais velho, pois completou 55 anos no último sábado (5) o sindicalista Raimundo Nonato Soares, que preside o Conselho Estadual de Saúde (CES) está de volta ao PT, onde surgiu para a política. “Casca de ferida”, como sempre, Raimundo Nonato está na bronca com o governador Confúcio Moura (PMDB), que mesmo estando a menos de um ano para deixar o governo, porque deverá disputar cargo eletivo nas eleições do próximo ano, está mais uma vez disposto a terceirizar a saúde pública do Estado. “Só terceiriza se passar por cima de nós”, diz Raimundo Nonato. A briga promete.

CREA – No dia 13 de novembro próximo será realizada a eleição para escolha da nova diretoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia-CREA de Rondônia. O engenheiro civil e empresário Abelardo Castro é um dos candidatos a presidir o importante órgão estadual, Abelardinho é militante ativo das atividades do CREA e da política regional. Ele tem participação efetiva nas ações do Conselho e pretende, segundo os amigos, entrar na disputa pela direção do órgão em novembro próximo.

Respigo

Como o calor está a cada dia mais forte em Porto Velho, há muitos “homens brancos” dispostos a buscar apoio dos índios. Querem saber como desenvolver a Dança da Chuva, que sempre deu resultado para os indígenas +++ Hoje (8) por volta das 15h os termômetros marcavam 36 graus na capital. Não fosse o vento, mesmo tímido, certamente a situação seria ainda mais preocupante +++ A cada dia mais complicada a ligação com a capital do vizinho Estado do Acre, Rio Branco. O rio Madeira, na região da Ponta do Abunã, onde a travessia na BR 364 é feita por balsas, do tempo do zagais está assoreado +++ Caso não chova nos próximos dias a travessia deverá ser paralisada. A situação no local é crítica e há possibilidades de a única ligação terrestre com o vizinho Estado ser interrompida devido às balsas não terem condições de efetuar a travessia +++ Há quem aposte que choverá na capital na próxima quinta-feira (10). Certamente seria um alívio, pois o Céu está coberto pela fumaça e o calor escaldante. 

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Comentários

Leia Também