Governo do Estado conclui capacitação técnica de núcleo de projetos regionais 

Governo do Estado conclui capacitação técnica de núcleo de projetos regionais 

O Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão – SEPOG concluiu a oficina de capacitação técnica de núcleo de projetos regionais para cerca de 40 pessoas entre funcionários públicos das três esferas e representantes de entidades civil organizada. A oficina foi realizada nos auditórios da Emater/RO e da Secretaria Executiva Regional de Governo polo e foi ministrada pelo assessor especial da Sepog economista Natan Oliveira da Costa que durante três dias fez toda aplicabilidade do conteúdo programático a qual foi repassado de maneira didática aos participantes da oficina.

O Programa de Implantação do Núcleo de Projetos Regionais estabelece um arranjo institucional dos órgãos estaduais e municipais sediados nas cidades regionais, por meio de um acordo de cooperação técnica, estabelecendo parcerias e compromissos para a elaboração e execução de projetos que convirjam com o Plano de Desenvolvimento Sustentável de Rondônia que estabelece o plano de desenvolvimento de cada região do Estado. O objetivo do Núcleo de Projetos Regional será o de elaborar os projetos para o Estado, municípios e principalmente para as instituições do Terceiro Setor que necessitam de aporte técnico para concorrerem em editais e processos de captação de recursos financeiros nos órgãos e agentes financeiros oficial como: Basa, Banco do Brasil, BNDES e Caixa Econômica Federal.

Foram apresentados projetos de sustentabilidade que visa agregar renda e valor sendo como exemplo o projeto elaborado Implantação de Unidades Demonstrativas Para Jovens da Agricultura Familiar, que teve como participantes representantes dos municípios de Ouro Preto do Oeste, Nova União e Vale do Paraíso. O foco do projeto é Desenvolver ações que identifiquem as razoes ou motivos que determinam as decisões dos jovens rurais de permanecerem ou não no campo, com intuito de selecionar perfis de unidades produtivas que demonstrem a importância da sucessão familiar. Potencializar a ação produtiva dos jovens rurais, filhos de agricultores familiares combinando ações de formação e assistência técnica. O projeto de Coleta e Reciclagem do lixo na região central do Estado foi muito bem fundamentado pelos integrantes do mesmo e tem uma visão social e econômica para a problemática que a destinação final do lixo produzido nos municípios da região polarizada por Ouro Preto do Oeste. E tem como foco principal diminuir o impacto ambiental, contribuindo com o desenvolvimento social das famílias dos catadores de lixo. Captar os materiais recicláveis, selecionando para condicionar e posteriormente vender.

Ao final da oficina a secretária Executiva Regional de Governo Maria Araújo de Oliveira foi escolhida a presidente do Conselho Deliberativo do Núcleo de Projetos Regionais, a mesma será o agente político para estabelecer as relações com as demais instituições para a implantação do programa na regional ou seja será o elo de ligação. A secretária falou que a função do Núcleo de Projetos será auxiliar no necessário que for na elaboração dos projetos principalmente as instituições que recente de falta de um quadro humano de técnicos capacitado para tal finalidade.

 

 

Autor / Fonte: Alexandre Araujo / Secom

Comentários

Leia Também