Governo do Estado realiza reunião para fortalecimento do Turismo em Ouro Preto do Oeste

Governo do Estado realiza reunião para fortalecimento do Turismo em Ouro Preto do Oeste

Em reunião com a classe empresarial de Ouro Preto do Oeste na noite da última terça-feira (19), no auditório do Graúna Resort Hotel o Governo do Estado por meio da Superintendência Estadual de Turismo (SETUR) realizou levantamento das necessidades para impulsionar a atividade turística na região. Estiveram presentes o titular da Setur Júlio Olivar, a secretária Executiva Regional de Governo Maria Araújo de Oliveira, Claudia Lucena Aires Moura representando a Fecomércio, vereador Jeferson André da Silva representando a Câmara municipal, empresário do ramo de hotelaria Alfredo Graúna que é presidente da Associação de Turismo Agroecológico e Reflorestamento de Rondônia – Atar e outros membros da entidade

O objetivo do encontro foi estreitar relacionamento, bem como integrar políticas voltadas para os setores de turismo da região. Na reunião foi debatida a operacionalização do Conselho Municipal de Turismo e feito o pedido para que todos pensem novos planos para o desenvolvimento do turismo, com objetivo de trazer novas alternativas e torná-lo mais competitivo e valorizado.

Em seu discurso o superintendente Júlio Olivar ressaltou que turismo é um trabalho de coletividade e, por isso, todos devem ficar envolvidos nesse objetivo. Segundo Olivar, para alcançar esse objetivo, é preciso enfrentar alguns obstáculos “O grande desafio é fazer com que as forças políticas tenham interesse em investir fortemente no setor turístico”, pontuou e acrescentou – O governo do Estado vem trabalhando em projetos sustentáveis para o setor e Ouro Preto do Oeste e região está elencado como prioridade neste contexto sócio/econômico, porque a indústria do turismo é a que mais cresce na economia globolizada - 

Opinião compartilhada pela secretária de Governo Maria Araújo de Oliveira. Para ela, Ouro Preto do Oeste, assim como a região, tem um potencial turístico muito grande. Maria Araújo acredita que Ouro Preto do Oeste, nessa realidade, seria a ponte para fortalecer o turismo em outros municípios da região. Dentro desse contexto, a rede hotéis e restaurantes, conforme a secretária, aparece como uma grandes aliados para alavancar o setor turístico da região, uma vez que os mesmos são responsáveis pelo grande fluxo de pessoas.

A representante da Fecomércio Claudia Moura disse que a entidade irá abraçar a causa e dentro de uma estratégica a ser planejada em comum acordo com toda cadeia ligada ao setor projetos serão implantados em breve e para isso conclamou os presentes a serem multiplicadores da ideia que é oferecer o que Ouro Preto do Oeste e região tem de melhor com sua rica beleza natural pronta a ser explorada de forma sustentável.

Em tom de desabafo o presidente da Atar Alfredo Graúna pediu a ajuda de todos para a árdua missão de fazer com que o turismo em Ouro Preto do Oeste seja abraçado por toda sociedade. Alfredo lembrou que alguns entraves impede que o turismo tenha o seu curso normal, mas acredita que um só pensamento é capaz de mudar este quadro e para isso segundo ele a parceria envolvendo setor público e privado é fundamental para o êxito do setor. O empresário Gerci Paulino o popular Gê do Vale das Cachoeiras”, defende uma ampla campanha de divulgação mostrando o potencial turístico da região que tem o privilégio de ser contemplado com ricas belezas naturais.

Entre as diversas medidas que serão adotadas, as primeiras providências serão a participação em Feiras de Turismo, captação de eventos para a região e a realização de pesquisas econométricas. Agregar toda cadeia do setor em um só foco, são os primeiros passos para efetivar essas ações e dar uma cara nova para o turismo na região.  Na reunião, ficou acordado a confecção de uma panfleto mostrando o que Ouro Preto do Oeste tem de melhor, o envio de placas a serem afixadas na entrada na cidade e nos pontos turístico e para breve a realização de uma conferência estadual voltada para o assunto mencionado

“Reconhecemos que Ouro Preto do Oeste é uma boa cidade a ser explorada como turismo sustentável, apesar das dificuldades. Então vamos trabalhar em novos projetos para melhorar o que temos e abrir novos caminhos”, destacou Júlio Olivar.

 

 

 

 

Autor / Fonte: SECOM RO

Comentários

Leia Também