Greve dos caminhoneiros mobiliza o país, ampliam chances dos novos à Câmara Federal, deputados reunidos na RRS

Caminhoneiros – A greve iniciada hoje (21) pelos caminhoneiros em pelo menos 11 estados demonstra a insatisfação da categoria com a política econômica do combustível praticada pelo governo Temer. O preço elevado do diesel que representa 47% do custo da atividade é uma das razões da manifestação nacional. As estradas não estão bloqueadas, mas com o trânsito reduzido, pois os caminhoneiros estacionam seus veículos de forma a permitir passagem aos carros particulares. A paralisação é motivada por caminhoneiros autônomos.

Organização – A organizadora do protesto, Associação Brasileira dos Caminhoneiros-Abcam orienta que as rodovias não devem ser bloqueadas, e que não é necessário colocar fogo em pneu, fechar estradas e colocar em risco o patrimônio de terceiros. Os caminhoneiros dão exemplo, pois uma reivindicação da categoria não precisa prejudicar outras, como ocorre com os constantes bloqueios de estradas até para protestos localizados. Um absurdo. O diesel teve alta nas refinarias de 57,78% de 3 de julho do ano passado e está entre os principais motivos da mobilização nacional.

Federal – As perspectivas relacionadas as eleições para a Câmara Federal em Rondônia movimentam os bastidores da política. Dos oito federais pelo menos dois estão com projetos maiores. Mariana Carvalho, que preside o PSDB no Estado poderá disputar o governo. Só não concorre ao Senado, porque não tem idade, apesar de ter uma reeleição, a princípio, tranquila. Outro nome em condições de se reeleger a federal sem muitas dificuldades é do presidente regional do DEM, Marcos Rogério. Ele trabalha a pré-candidatura à reeleição, mas de olho em uma das duas vagas ao Senado.

Federal II – Dos oito federais, além dos dois citados pelo menos mais dois têm chances reais de reeleição: Marinha Raupp (MDB) e Expedito Neto (PSD). Já Lúcio Mosquini (MDB), Lindomar Garçom (PRB) e Luiz Cláudio (PR) terão dificuldades e Nilton Capixaba (PTB) tem problemas com a Justiça Eleitoral. Caso Mariana e Marcos Rogério optem por disputar o governo do Estado e Senado, respectivamente, aumentam as chances de novos nomes para comporem a futura bancada na Câmara Federal.

RRS – A realização da Rondônia Rural Show em Ji-Paraná, que terá início da quarta-feira (23) mobiliza os segmentos agropecuário e político, esta semana. A mostra, na sua 7ª edição é uma vitrine para a população e laboratório para o produtor, devido as palestras técnicas oferecidas até o próximo sábado (26), data do encerramento. Na quinta-feira (24) às 9h os deputados estarão realizando sessão ordinária no recinto da feira. Na pauta assuntos de interesse regional.

Respigo

As convenções partidárias, ainda, estão distantes (20 de julho a 5 de agosto), mas a movimentação política no Estado já é grande. O MDB que tem como pré-candidato ao governo o presidente da Assembleia Legislativa (Ale) Maurão de Carvalho promove encontros regionais na capital e no interior como o de Cacoal no último sábado (19) +++ O PDT do senador e pré-candidato Acir Gurgacz também está mobilizando sua militância e realizando reuniões todos os finais de semana. Até o PT, presidido pelo deputado estadual Lazinho da Fetagro se movimenta e reuniu filiados e simpatizantes em Jaru no sábado (19) +++ A semana que tem início hoje (21) será “morta” na área política em Porto Velho devido ao feriado municipal da próxima quinta-feira (24) dia de Nossa Senhora Auxiliadora, Padroeira da capital. Além do feriado os órgãos públicos, como a Ale decretou ponto facultativo na sexta-feira (25), medida que deverá ocorrer nos demais poderes (Executivo e Judiciário), além de outros órgãos públicos.  

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Comentários

Leia Também