Hoje é o dia de Santo Antônio o Santo Casamenteiro

Lenha na Fogueira

O dia 12 de junho, é uma data muito importante pra mim. Primeiro, foi no dia 12 de junho de 1994, que foi publicada pela primeira vez, no Diário da Amazônia A coluna Lenha na Fogueira.

*********

Foi no dia 12 de junho de 2003, que comecei a namorar minha querida Ana Célia. Quer dizer, ontem completamos 15 anos de convivência. Que Deus continue abençoando nossa união.

*********

Para completar, dia 12 de junho é o dia dos Namorados. E se tudo começou num 12 de junho, tenho certeza que vai durar por muitos e muitos anos. Parabéns pra nós!

*********

Por falar em comemoração lembramos que hoje é o dia de Santo Antônio o Santo Casamenteiro como dizem os mais “Velhos”.

*********

A igreja católica em especial a paróquia de Nossa Senhora de Fátima programou os festejos que estão acontecendo no pátio da igrejinha de Santo Antônia desde o dia 10.

********

Hoje a Programação começa com a Carreata saindo da igreja de Nossa Senhora de Fátima a rua Cap, Esron Menezes no bairro do Areal as 17 horas, rumo a capela de Santo Antônio.

*********

As 18 horas, será rezada Missa (la em Santo Antônio) e logo depois da missa, começa a quermesse com atrações artísticas e comercialização de comidas típicas como Canjica, Munguzá, Pipoca, Milho Assado e Cozido, Galinha Picante, Vatapá, Pato no Tucupi, Bolo de Macaxeira entre outras iguarias da época.

*********

Se você ainda não conseguiu uma noiva ou um noivo pra casar, vai até a igrejinha e pede a Santo Antônio, quem sabe no próximo ano você volte para agradecer a Graça de Casar alcançada.

********

Tem um agravante, se você estiver com sorte e o Sargento Antero disposição, ainda vai visitar o Memorial Rondon mantido pelo Exército e pela SETUR.

********

Se o seu negócio é mais pra festa profana, a pedida é o Duelo entre os grupos de quadrilhas Matutos do Socialista X Nova Junina do Orgulho do Madeira que vai acontecer na noite desta quarta feira, no ArraiaLeste.

********

Não sei não, mas, creio que o ArraiaLeste superou o Flor de Cacto tanto na organização como na frequência de público.

********

Na estrutura de arquibancada tá dando de DEZ a ZERO. A arena de apresentação não tem lama. O acesso para o Arraial do Maik MK é bem melhor. Até a Rádio Comunitária Rio Madeira FM 105,9 que fica na Zona Sul tá com o som mais nítido.

********

Dentro em breve, vamos passar a divulgar que o ArraiaLeste é o segundo maior evento folclorico de Porto Velho, só perde para o Arraial Flor do Maracujá, se o Negaça não correr atrás do prejuízo, isso vai acontecer logo, logo!

********

Por falar em Flor do Maracujá, o pessoal da Sejucel está querendo boicotar a contratação da estrutura de Tendas, Arquibancadas, Sonorização e Iluminação Artística para o Flor.

********

Lembramos que a Federon só aceitou que a Sejucel contratasse a estrutura a pedido do governador Daniel Pereira que inclusive, convocou o Superintendente Rodnei Paes para saber quanto existe em recursos financeiros, para contratação da estrutura e o Superintendente da Sejucel informou que tinha R$ 200 MIL.

********

Então o governador pediu que todo o esforço fosse feito, para a contração da estrutura do Flor do Maracujá saísse sem muita burocracia.

********

Agora os técnicos da Sejucel, tão dizendo que o dinheiro não dar pra contratar Banheiro Químico e nem as Tendas e o Som tem que ser de menor potência.

********

Volto a lembrara, a Federon estava disposta a fazer parceria com empresas privadas para colocar a estrutura, só que teria que cobrar ingresso. O governador pediu que a Federação aceitasse a parceria do governo e não cobrasse nada. Agora o pessoal da Sejucel tá emperrando o que ficou acordado.

 

ARRAIALESTE

Duelo entre os grupos de quadrilha Matutos do Socialista e Nova Junina
 

A grande atração na 6ª noite do ArraiaLeste, será o Duelo entr os grupos de quadrilhas Matutos do Socialista X Nova Junina do Orgulho marcado para começar as 21h30 desta quarta feira.

O ArraiaLeste está montado n o campo do JK desde a última sexta feira dia 8 e tem concentrado muita gente, que aproveita para degustar as delícias das comidas típicas da época junina nas diversas barracas instaladas no espaço, além de colocar a criançada e até adultos para brincar nos aparelhos do Parque de Diversão que funciona a partir das 18 horas.

Duelo

A competição em forma de Duelo ha alguns anos acontece no ArraiaLeste concentrando bastante expectadores que lotam as arquibancadas e camarotes. “É uma disputa sadia, jamais vista em qualquer outro arraial de Porto Velho” disse Mika da MK idealizador do arraial. A brincadeira consiste na apresentação simultânea de dois grupos de quadrilhas que obedecem ao comando de um único “Marcador” que canta passos tradicionais e modernos sem que os pares tenham ensaiado esses passos correograficamente. “É tudo no improviso”, informa o marcador Allan Veck. Os grupos dançam aproximadamente durante uma hora e o que errar menos é consagrado campeão do Duelo entre quadrilhas do ArraiaLeste.

O responsável pela junina Matutos do Socialista Paulo Cezar – Nenezão informou a nossa reportagem que desafiou vários grupos para duelar com a sua quadrilha e só quem teve coragem de aceitar foi o Raimisso Corrêa com sue grupo Nova Junina do Orgulho do Madeira. “Vai ser muito divertido concorrer com o grupo do Orgulho do Madeira pois, somos parceiros, porém no Duelo vamos fazer de tudo para ganhar o troféu de primeiro lugar”, disse Nenezão.

A Matutos do Socialista este ano vai se apresentar no Flor do Maracujá pelo Grupo de Acesso com o Tema “Superação ultrapassa os limites”. “Vamos mostrar como a população da periferia superar as dificuldades com a demora do transporte coletivo, a falta de emprego, a discriminação social entre outras. A coreografia está das melhores, porém, só vamos apresentá-la no Arraial Flor do Maracujá”, informou Nenezão.

O ArraiaLeste está montado no Campo de Futebol do bairro JK na rua Benedito Inocêncio pertinho do Santuário de Nossa Senhora Aparecida.

Roda de Diálogo na UNIR sobre Sistema de Cultura

O Movimento Procultura Rondônia realiza na noite desta quarta feira 13, no auditório da UNIR Centro, Roda de Diálogo sobre o Sistema Nacional de Cultura e Sistema Estadual de Cultura de Rondônia.

Os debatedores serão, o diretor e produtor de teatro Chicão Santos Coordenador do Sistema de Cultura em Rondônia e o Assessor da Sejucel Fabiano Barros Gestor e Produtor Cultural. Quem vai atuar como mediadora é a Marcelle Pereira do Procea/UNIR.

O encontro está marcado para as 19 horas, no auditório da UNIR Centro e, além dos assuntos em pauta, a coordenação do Procultura Rondônia, vai aproveitar, para alinhar os discursos para a Audiência Pública que vai acontecer amanhã quinta feira 14, na Assembléia Legislativa de Rondônia as 15 horas. “A mobilização da classe artística visa pressionar o governo do estado de Rondônia a realizar o repasse de cerca de R$ 18 milhões/ano, para o FUNDO ESTADUAL DE CULTURA, conforme a legislação estadual vigente determina” disse Bruno líder do movimento.

O FEDEC é uma emenda constitucional aprovada em outubro de 2015 pela Assembléia Legislativa, que obriga o estado a realizar o repasse de 0,5% da sua receita anual, para o Fundo de Cultura, a ser aplicado nas mais diversas áreas da cultura no estado. Ocorre que esse recurso nunca foi repassado, e por esta razão está agendada para amanhã dia 14, às 15 h, uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa para discutirmos este assunto com a presença dos legisladores e diversos representantes da classe artística.

Autor / Fonte: Zekatraca

Leia Também

 
Loading...