Justiça do Trabalho em RO e AC adere ao Movimento Abril Verde com foco na redução de acidentes de trabalho

 Em Porto Velho (RO), o verde está iluminando a sede da Justiça do Trabalho da 14ª Região, que abrange os estados de Rondônia e Acre, em alusão ao Movimento Abril Verde, uma iniciativa que chama a atenção para a importância da prevenção de acidentes de trabalho.

Dessa forma, o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT14) contará com uma programação especial que inicia no próximo dia 24, com uma entrevista no Programa Tema da Hora da Web Rádio 14, onde o médico e analista judiciário do TRT, Roberto Melo de Mesquita, falará sobre a Campanha. A Web Rádio 14 atende somente o público interno do Regional, por enquanto.

O Regional irá promover também palestra no dia 26, às 9h, no auditório do edifício sede do TRT14, com o tema "Saúde mental no trabalho para estagiários", a ser ministrado pelo psicólogo e analista judiciário, Luiz Augusto Freitas Guimarães.

Para fechar a programação, servidores farão na sexta-feira (27) um Pit Stop com panfletagem na Av. Sete de Setembro, com o intuito de alertar o público em geral sobre o conteúdo do movimento Abril Verde. 

Acidentes de Trabalho no Brasil

Segundo dados extraídos do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, entre os anos 2012 e 2017, a Previdência Social gastou mais de 26 bilhões de reais com benefícios acidentários. Além disso, foram perdidos 305.299.902 dias de trabalho com afastamentos previdenciários. No mesmo período, houve o registro de cerca de quatro milhões de acidentes notificados, dos quais apenas 646 mil em média por ano envolvem trabalhadores da economia formal. Os prejuízos são ainda maiores, porém a subnotificação é muito expressiva.

A maior parte dos acidentes e mortes no trabalho ocorre com homens na faixa etária de 18 a 24 anos e exercem atividades de baixa remuneração. O levantamento também revela que, no decorrer desses últimos cinco anos, o número de acidentes fatais com máquinas e equipamentos (677) é três vezes maior do que a média das outras causas (1897); e as amputações (1471) são 15 vezes mais frequentes com exposição a riscos derivados do contato com esses agentes causadores do que a média geral (22899).

Abril Verde

O mês de abril foi escolhido em razão de duas datas importantes: 7/4, Dia Mundial da Saúde, e 28/4, Dia Mundial em Memórias das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

O dia 28 de abril foi instituído por iniciativas de sindicatos canadenses e escolhido em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, em maio de 2005, foi promulgada a Lei n. 11.121, criando o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

O dia Mundial da Saúde, por sua vez, foi criado em 1948. A data tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional.

Autor / Fonte: Secom/TRT14

Leia Também