Laerte destaca suspensão de atendimento de hemodiálise em Ji-Paraná

Laerte destaca suspensão de atendimento de hemodiálise em Ji-Paraná

 O deputado Laerte Gomes (PSDB), na sessão desta terça-feira (25) destacou a suspensão do serviço de hemodiálise a cerca de 180 pacientes de Ji-Paraná e localidades vizinhas. Laerte ressaltou que a hemodiálise, que atualmente é de responsabilidade do município, é um atendimento de alta complexidade e não pode ser interrompido.

O parlamentar explicou que a clínica que realiza o atendimento por meio de um convênio com o Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) suspendeu o atendimento por falta de repasse para pagamento de 50 pacientes excedentes ao teto financeiro de Ji-Paraná.

Segundo Laerte, o Estado vinha cobrindo um déficit mensal do município de aproximadamente R$ 100 mil. Porém, com a elevação do teto financeiro de Ji-Paraná, o Estado solicitou que a prefeitura arcasse com o déficit.

“E nessa disputa entre Estado e município quem perde são os pacientes. Já conversei com os secretários geral e adjunto de Estado da Saúde e eles me garantiram que as providências legais para solucionar o problema já estão sendo tomadas”, disse Laerte Gomes.

O deputado informou que “está sendo costurado um acordo” entre a Sesau e a Semusa, onde, durante um prazo de cinco meses, o repasse financeiro dos excedentes seja fatiado entre os dois órgãos, ficando 50% para o Estado e a outra metade para a Prefeitura de Ji-Paraná.

“Agora estamos apenas buscando uma saída jurídica, para que esse acordo possa, dentro da legalidade, ser concretizado. Não podemos aceitar que nenhum paciente seja prejudicado, pois estamos tratando de vidas, um assunto extremamente sério”, declarou Laerte Gomes.

Autor / Fonte: Juliana Martins

Comentários

Leia Também