Léo Moraes luta por celeridade nas aposentadorias de servidores públicos estaduais

Léo Moraes luta por celeridade nas aposentadorias de servidores públicos estaduais

Como relator da Comissão Temporária da Assembleia Legislativa de Rondônia, que acompanha o andamento dos processos de aposentadoria pelo Governo do Estado e do Instituto de Previdência do Estado (Iperon), o Deputado Léo Moraes luta para que os processos de aposentadoria tenham mais celeridade.

 “Tenho relato de pessoas que estão há mais de 7 anos na batalha para se aposentarem e não conseguem, sem decidirem o futuro de suas vidas e usufruírem do merecido período de descanso, lazer e novas descobertas.” Contou o parlamentar.

Para tentar diminuir o tempo de espera dos servidores de Rondônia, Léo Moraes viajou para Rio Branco (AC), para saber de que forma o Instituto de Previdência do Acre trabalha. Na reunião, o parlamentar foi informado que o estado aposenta o servidor em um prazo recorde de 24 horas.

Na oportunidade, o Léo Moraes enfatizou que, com a demora nos processos, além de trazer angústia aos servidores e despesas aos cofres públicos, impede a realização de novos concursos públicos.

O decreto 22.716 de Abril de 2018, que regulamenta o pedido de aposentadoria define que agora todos os processos terão origem no Iperon e não mais nas secretarias de origem.

“O servidor trabalhou em defesa de Rondônia e na hora de aposentar para aproveitar de sua aposentadoria, tem que passar por todo constrangimento ou burocracia? Esse intercâmbio já nos abriu os olhos sobre o organograma do estado e a necessidade de dialogar com o Tribunal de Contas de Rondônia.” Concluiu Léo.

Autor / Fonte: Assessoria parlamentar

Comentários

Leia Também