Mais da metade dos moradores já pagaram a taxa do lixo

Mais da metade dos moradores já pagaram a taxa do lixo

Apesar da polêmica inicial, mais da metade dos moradores da área urbana de Cerejeiras já pagaram a taxa do lixo. E alguns estão irregulares com a taxa não necessariamente por discordar da cobrança, mas por esquecer as datas de pagamento das parcelas.

Essas são as constatações detectadas pelo sistema fiscal da Prefeitura de Cerejeiras.

Segundo o secretário de Finanças do município, Valdir Carlos, o percentual de moradores cerejeirenses que pagaram a taxa é até satisfatório. “Por volta de 55 por cento dos moradores pagaram a taxa. Temos uma inadimplência, mas não muito longe do esperado. Aqui em Cerejeiras a inadimplência com o IPTU é de 70 por cento, por exemplo”, afirmou o secretário.

Uma das razões para que 45 por cento dos cerejeirenses ainda não terem pago a taxa de lixo pode ser o parcelamento. “Temos notado que algumas pessoas esquecem de pagar alguma parcela, pois escolheram quitar o débito de forma parcelada, mas não tinha o hábito de ter essa conta vencendo todo mês. Temos casos de cidadãos que vieram na prefeitura pegar uma segunda via porque esqueceu de pagar a parcela do carnê”, disse um servidor do poder público municipal cerejeirense.

Os moradores que não pagarem a taxa de lixo, que vai de R$ 11,00 a R$ 28,00, terão seus nomes protestados. Para quem pagar à vista o desconto, em fevereiro e março, foi de 20 por cento. Já para aposentados, pensionistas e cadastrados do Bolsa Família o desconto foi de 50 por cento.

Quando foi lançada, em fevereiro deste ano, a taxado lixo causou uma enorme polêmica em Cerejeiras. 

 


 

 

Autor / Fonte: Folha do Sul/Rildo Costa

Comentários

Leia Também