Manda quem pode, obedece quem tem juízo

Lenha na fogueira

Após 15 dias de “recesso”, estamos de volta, sem que nada tenha abalado, nossa ética moral. Até porque, somos partidário da máxima: “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Dentro dos meus limites, costumo ter juízo!

********

Nesse tempo de “recesso”, muitas coisas aconteceram, em sua maioria, positivas. Destacamos entre tantas, a festa em comemoração aos 59 anos da escola de samba Os Diplomatas que aconteceu no dia 4 de novembro no clube Flamengo.

*******

Na ocasião aconteceu a escolha do samba enredo para o carnaval de 2018, tendo a parceira do compositor Toninho Tavernard (Júnior Santos e Eduardo), como vencedora. Tavernard derrubou o samba do Moisés (muito bom por sinal) e o do Rafael Saideira que segundo ele, foi prejudicado porque o microfone falhou na hora de sua apresentação. O certo foi que o júri preferiu o samba do Tavernard. Aliás, samba bom!

*********

No mesmo dia à tarde, a escola de samba Asfaltão, apresentou seu samba de enredo para 2018 com o tema em homenagem ao Mestre Bainha. O samba é da Ala de Compositores da Escola. Pelo menos até agora, é o melhor entre os sambas já apresentados.

******

Outra grande sacada, foi a junção da Fina Flor do Samba do Ernesto Melo com a Roda de Samba Beto Cezar. O resultado está dando certo, tanto, que as sextas-feiras, o Mercado Cultural tem recebido um público considerável.

**********

Por falar nisso, o dia do samba será comemorado em grande estilo este ano. Mais uma vez o Beto Cezar foi quem teve a idéia, que foi acatada pela equipe da Funcultural e o resultado, é que no dia 2 de dezembro, vai acontecer no Calçadão Manelão, a versão porto-velhense do “Quintal do Zeca Pagodinho”.

********

Pelo menos três compositores que realmente fazem parte do Quintal do Zeca original, estarão participando da festa em Porto Velho. Na mesa do Quintal, no Mercado Cultural, estarão os compositores de Rondônia Sílvio Santos, Ernesto Melo, Bainha e Torrado.

*******

Vão se apresentando também, os grupos Kizomba e os compositores do Projeto Samba Autoral. Vai ter samba pra ninguém botar defeito. Dia 2 de dezembro!

********

Nesse meio tempo, tivemos as convenções partidárias do PSDB que elegeu a deputada Mariana Carvalho presidente estadual.

********

E a maior de todas, que foi a do PDT, com a presença do presidenciável Ciro Gomes, do presidente nacional Carlos Lupi e o melhor dos melhores, senador Acir Gurgacz candidato a candidato ao governo de Rondônia, que foi confirmado como presidente estadual do PDT.

*********

A festa aconteceu na Ellus Eventos (Forasteiro), e contou com a presença de eleitores de todos os 52 municípios de Rondônia. Há muito não víamos festa tão bonita, em se tratando de convenção partidária.

********

A turma do PDT (leia-se Antônio Neto) não se esqueceu de prestigiar nossa cultura, colando grupo de samba e dança de toada de boi e outros segmentos se apresentando para o público e as autoridades.

********

O senador Acir terminou seu discurso, lembrando o fundador do PDT, Leonel Brizola, cantando o refrão do Hino da Independência.

********

Brava gente brasileira! Longe vá... temor servil: Ou ficar a pátria livre Ou morrer pelo Brasil....

********

A sorte está lançada, agora é esperar 2018 chegar e ver quem realmente tem roupa no quaradouro!

*********

Extraoficialmente, temos os seguintes candidatos a candidatos a governador de Rondônia: Acir Gurgacz (PDT), Maurão de Carvalho (PMDB) e José Guedes (PSDB).

********

Vamos encerrar a coluna, homenageando o Dia da Proclamação de República 15 de novembro, com o refrão do seu Hino:

********

Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre nós! Das lutas na tempestade. Dá que ouçamos tua voz!... Seja o nosso país, triunfante. Livre terra de livres irmãos!

Itaú Cultural – Rondônia tem 20 projetos classificados para análise

Com as inscrições encerradas no dia 3 de novembro, o programa Rumos 2017-2018 recebeu 12.616 projetos inscritos finalizados, provenientes de todos os estados brasileiros – 58 deles, de 18 países como Argentina, Canadá, Alemanha, Espanha, França, Moçambique e Venezuela. A partir de agora, eles passam pelo crivo da Comissão de Avaliação e, na sequência, da Comissão de Seleção. A relação dos projetos selecionados será divulgada pela imprensa e no site www.itaucultural.org.br, até o dia 28 de maio de 2018. Cerca de 25 mil proponentes fizeram cadastro no site do Itaú Cultural, mas apenas 12.616 concluíram o processo. Das inscrições válidas, a maior parte veio dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, enquanto Acre, Rondônia e Roraima tiveram menor representação. Música foi o tema mais recorrente entre os trabalhos propostos, seguido por audiovisual e cinema, teatro, artes visuais, patrimônio e memória, literatura, dança, formação, arte e tecnologia, gestão cultural, performance, circo, HQ, arquitetura, games, softwares e aplicativos, gastronomia, moda e design. Outro dado levantado a partir do formulário de inscrição é que nesta edição a faixa etária dos proponentes, pessoa física, foi de 16 a 100 anos, sendo a maioria feita por pessoas entre 27 a 37 anos (confira mais abaixo as tabelas com informação completa).

Seleção

Como na edição anterior, o processo de seleção dos projetos passa primeiramente pela Comissão de Avaliação, formada por 40 profissionais contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país. Em seguida, é iniciada a segunda fase do processo com a Comissão de Seleção do Rumos Itaú Cultural. Os critérios de ambas as fases são a singularidade do projeto, a sua relevância e consistência. Não há número mínimo ou máximo de projetos, propostas ou obras a serem contemplados. Esta decisão será de exclusiva atribuição da Comissão de Seleção Rumos Itaú Cultural.

Segundo The Rock Gol arrecada brinquedos

Em sua segunda edição, o The Rock Gol é uma competição com narração de humoristas standup e homenageia os músicos atuantes na Capital.

Onde já se viu músico querendo pagar de atleta? No “The Rock Gol”. Em sua segunda temporada, o torneio ganha foco na premiação dos “atletas” campeões e arrecadação de brinquedos para as crianças que residem na beira do Rio Madeira, e também aquelas que escrevem cartinhas para o Papai Noel dos Correios.

Em sua estreia, o evento reuniu centenas de pessoas em um dia inteiro de atividades musicais e esportivas. “Oito equipes se inscreveram e se enfrentaram em jogos de tirar o fôlego dos paramédicos de plantão, devido as intensas caneladas, e a paciência dos pobres dos gandulas, porque a bola vivia sendo chutada pra dentro do mato, muito longe do gol”, ressalta Santiago Roa, humorista e jornalista, que narra as partidas de forma divertida e muito bem humorada. O Narrador informa que este ano, devido ao sucesso do evento passado, se espera um público maior e mais solidário com a causa mote do Rock Gol deste final de ano, já que a ideia é arrecadar brinquedos novos e seminovos para crianças com pouca assistência social. “convoco todos os músicos e o público que adora música a participar, pois vai ser muito bem recompensado com diversão e a alegria da equipe de transmissão do jogo, que é formada por humoristas e jornalistas muito bem afiados em seus comentários e narrativas. Vale ressaltar também que convites antecipados serão trocados por brinquedo”, finaliza Santiago.

A coordenação do evento informa que o torneio pode receber até oito equipes por edição, sendo 10 atletas por equipe. Cada “atleta” doa 5 brinquedos, como consta no regulamento de inscrição. Haverá shows musicais, bares, premiação aos campeões e sorteio de presentes oferecidos pelos patrocinadores ao público.

A data de realização foi definida para o próximo 10 de dezembro, a partir das 16 horas, e o campo em grama sintética, conhecido por Madeira Society, fica na Av. Rio Madeira, sentido Parque Natural, ao lado da Casa noturna Mestiço Brasil. Informações pelo whats (69) 99257 3933 ou ligue no 99246 0907

Autor / Fonte: Zekatraca

Comentários

Leia Também