Marinha Raupp visita Flona Bom Futuro no distrito de Rio Pardo

Marinha Raupp visita Flona Bom Futuro no distrito de Rio Pardo

 A deputada federal Marinha Raupp esteve na última semana em visita as famílias do entorno da Floresta Nacional (Flona) do Bom Futuro, na localidade do Rio Pardo, divisa dos municípios de Porto Velho e Buritis, junto com a secretária de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEDR) do Ministério do Meio Ambiente, Juliana Simões.

Reunida com o presidente da Associação dos Moradores de Rio Pardo, Salvador Cruz e com produtores rurais do entorno, Marinha Raupp ouviu a comunidade, os presidentes de associações de agros produtores e empreendedores das linhas rurais sobre as questões fundiárias da reserva florestal e sobre a extensão da energia elétrica.

“A solução tem que ser coletiva. Temos que envolver o máximo de agentes públicos para assegurar o pleno desenvolvimento da agricultura sustentável e das famílias desta região. Por isso, entendo que é preciso uma reunião com os órgãos federais de Brasília e a Secretaria de Desenvolvimento Rural Sustentável, que agora encaminhará as ações, mobilizando os órgãos para um nivelamento da situação”, completou Marinha.

A secretária Juliana Simões — que esteve em Rondônia a convite da deputada para construção de um plano conjunto para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar — ressaltou a oportunidade de conhecer a Flona Bom Futuro e o trabalho das famílias.

“É preciso trabalhar a agricultura sustentável, porque são essas famílias que colocam o arroz e o feijão na mesa do brasileiro. Mas enquanto não for resolvida essa questão da regularização, qualquer outra iniciativa não vai dar certo. Vamos acionar os órgãos para o nivelamento da situação”, disse.

Também participaram desta visita o superintendente da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) em Rondônia, Cacildo Viana da Silva; o professor da UNIR - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Fábio Casara; o técnico da Secretária Estadual de Meio Ambiente (Sedam), Jucy Gomes e o diretor do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), unidade Porto Velho, Miguel Zamberlan. 

FLONA – A floresta nacional do Bom Futuro é uma unidade de conservação de uso sustentável brasileira, situada nos municípios de Buritis e Porto Velho, no estado de Rondônia. Foi criada pelo Decreto 96.188, de 21 de junho de 1988, com o intuito de promover o manejo dos estoques de madeira da região. É administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Autor / Fonte: ASCOM

Comentários

Leia Também