Maurão e Expedito no segundo turno; Fátima garante espaço do PT e Héverton empatado com Gurgacz



Enquete –
A consulta on-line do jornal eletrônico Rondônia Dinâmica iniciada no último dia 27 e encerrada nesta segunda-feira (1º) apresentando dez nomes expressivos em condições de governar Rondônia a partir de 2019, foi um sucesso. Organizada pelo jovem –e competente– jornalista Vinícius Canova o RD abriu espaço para que o internauta optasse por um dos nomes apresentados. O presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Maurão de Carvalho (Andreazza) chegou à frente tendo na segunda colocação o experiente Expedito Júnior, ex-senador e presidente do diretório regional do PSDB.

Link para a enquete (encerrada)
Resultado da consulta


Eleições – No próximo ano teremos eleições gerais (presidente da República, governadores, duas das três vagas ao Senado, Câmara Federal e Assembleias Legislativas) e, pela importância a disputa entre os prováveis candidatos a governador em Rondônia já é intensa dentro dos partidos. Por isso a disposição do RD em promover uma enquete para saber como anda a tendência do eleitorado on-line quando ainda faltam 16 meses paras as eleições à sucessão do governador Confúcio Moura (PMDB).

Governo – Além dos dez nomes sugeridos ao participante da enquete pelo RD, há outros, que serão colocados pelo jornal eletrônico a manifestação popular eletrônica. Na primeira enquete estariam na disputa pelo segundo turno Maurão, com 29% das intenções de voto e Expedito com 23%. A deputada federal tucana Mariana Carvalho também foi bem votada, com 15% e o senador Ivo Cassol, do PP, que já foi governador em dois mandatos contabilizou 9%. Numa avaliação simples, os três primeiros estariam disputando as duas vagas para o segundo turno.

Surpresas – Como citamos na coluna da última sexta-feira (28) o ex-procurador geral de Justiça, Héverton Aguiar (sem partido) com 7% de intenções de voto foi a surpresa positiva. Héverton não é político, mas sim um tenaz combatente aos maus políticos e poderá ampliar seu espaço junto ao eleitorado em razão das constantes ações da Polícia Federal (PF), anticorrupção envolvendo políticos em todo país. É ótima opção a quem defende a moralidade e a renovação na política.

Surpresas II – O senador Acir Gurgacz, que preside o PDT no Estado e já lançou sua pré-candidatura ao governo, não conseguiu um bom desempenho junto aos internautas. A exemplo de Héverton recebeu 7% das intenções de voto. Esperava-se mais. O prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB) com 4% está com votação dentro das expectativas, pois ainda, não manifestou publicamente a uma candidatura a governador. A ex-senadora Fátima Cleide, do PT, com 4% demonstra que o PT ainda está vivo. O empresário Pimenta de Rondônia, do Psol obteve 1% das intenções de voto, dentro do esperado e a advogada Jaqueline Cassol, que disputou o governo do Estado em 2014 com 1% das intenções de voto, decepcionou.

Respigo

Há tempos noticiamos pela coluna o “sumiço” de veículos e máquinas do DER, mas nenhum político e muito menos o diretor da autarquia, Ezequiel Neiva se manifestou sobre o desaparecimento de bens público. Pelos menos duas pás carregadeiras de valores acima de R$ 200 mil desapareceram e tudo está no dito pelo não dito +++ Caminhões também desapareceram e são constantes as denúncias de desvio de combustível e peças de máquinas pesadas e veículos. Na última semana a Residência do DER de Ji-Paraná sofreu ação de marginais, armados, que levaram caminhões, peças do almoxarifado além de motocicleta e eletro-eletrônico de um dos funcionários +++ Certamente o assunto deverá ser explorado esta semana na Assembleia Legislativa. Antes máquinas, peças e equipamentos desapareciam na calada da noite, agora as ações estão sendo feitas à mão armada +++ Porto Velho está vazia desde a última sexta-feira (28). O feriado de hoje, 1º de maio, Dia do Trabalho levou muita gente a deixar a cidade e rumar ao interior e a outros estados. 

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Comentários

Leia Também