Maurão governador e deputado, Edgar do Boi pretende disputar vaga de deputado, Sintero prega democracia, mas vaia quem diverge do sindicato

 

Estadual – O vice-prefeito de Porto Velho, Edgar Tonial (PSDB), o Edgar do Boi deverá disputar as eleições do próximo ano. Edgar já tentou a Câmara Federal, sem sucesso, apesar de conseguir boa votação. Em 2018 Edgar do Boi deverá disputar uma das 24 cadeiras da Assembleia Legislativa (Ale). Ele espera a definição das regras para as eleições do próximo ano, como a aprovação do Distritão, que, ainda, está sendo discutido no Congresso Nacional. Mas o futuro de Edgar é lutar para conseguir uma vaga na Casa do Povo estadual.

Escolas – Ontem (14) foi realizada audiência pública na Ale, proposta e muito bem conduzida pelo deputado estadual Lazinho da Fetagro (PT-Jaru), para discutir a militarização nas escolas, a princípio cinco, em Rondônia. O Sintero é contra e seus representantes usaram da tribuna para “cobrar” democracia. Pessoas que foram até a Ale participar da audiência trazida pelo Sintero também, usaram da tribuna e falaram o que quiseram, todos contra o processo de administração com participação de militares. Nada contra.

Democracia – Interessante que a democracia pregada pelo sindicato que é “administrado” em Rondônia há mais de 25 anos por um grupo rotativo, inclusive nos pronunciamentos na audiência não tem o mesmo significado a quem é favor do ensino com participação do militar, como o deputado estadual Jesuíno Boabaid (PMN-PVH), que é a favor. Todas às vezes que emitiu opinião foi vaiado. A “democracia” do Sintero é restrita a seus interesses. Aos amigos do “rei” tudo, aos contrários Justiça... desde que Eu seja o juiz...

Calamidade – A situação crítica da travessia do rio Madeira na região da Ponta do Abunã, em Porto Velho, na BR 364 levou o governador Confúcio Moura (PMDB), a decretar Estado de Emergência. Como chove, ainda, muito pouco é bem provável que Confúcio tenha que decretar Calamidade Pública, porque está muito difícil cruzar o Madeira na Ponta do Abunã. O abastecimento de produtos perecíveis ao Acre está comprometido e há risco de a travessia ser paralisada. Veículos pesados demoram até 24 horas para conseguir cruzar o rio.

Maurão – A situação do presidente da Assembleia Legislativa (Ale) Maurão de Carvalho (PMDB), pré-candidato a governador poderá ser resolvida de forma definitiva caso seja aprovada em plenário a proposta do deputado federal Vicente Cândido (PT-SP), que o candidato poderá concorrer a dois cargos: majoritário e proporcional. Maurão, por exemplo poderá, caso a proposta aprovada pela comissão especial da Câmara, hoje (15), que analisa mudanças no sistema eleitoral seja confirmada. Maurão poderá ser candidato a governador e a deputado estadual. O projeto segue para votação em plenário e deverá ser aprovado até setembro próximo para vigorar em 2018.

Respigo

A varredura realizada pelo Exército na última semana em dois presídios de Ariquemes, um deles entregue recentemente demonstra a fragilidade do sistema de segurança dos locais. Foram encontrados celulares, carregadores, chips, drogas, isqueiros, objetos cortantes e 999 hastes de ferro +++ A Secretaria de Segurança deve explicar como entrou no presídio tamanho “arsenal”. O sistema infelizmente está deteriorado e sem condições de atender as necessidades da população +++ As chuvas dos últimos dias não resolveram o problema das queimadas criminosas em Rondônia. Além do ar enfumaçado o fogo indiscriminado está prejudicando o trânsito de veículos nas rodovias, inclusive com o favorecimento a acidentes +++ É necessário mais e melhores ações no combate, controle e punição aos irresponsáveis que tocam fogo nas propriedades rurais, onde o problema é maior. O mundo é conectado, através de um clique, mas Sedam e Ibama não conseguem diagnosticar quem provoca queimadas ilegais.

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Comentários

Leia Também