Mesmo com vídeo de prefeito pedindo, maior parte das casas ainda não foi ligada à rede de esgoto

Mesmo com vídeo de prefeito pedindo, maior parte das casas ainda não foi ligada à rede de esgoto

Quase um ano após o fim das obras de saneamento básico em Cerejeiras, a maioria dos moradores ainda não ligou suas casas à rede de esgoto. Existem cerca de 5.000 imóveis urbanos em Cerejeiras, contando os residenciais e os comerciais. Destes, segundo dados do poder público municipal, somente cerca de 1.200 moradores fizeram a ligação de suas residências (e prédios comerciais) à rede de esgoto sanitário.

A obra de saneamento básico foi um investimento do governo federal no município de cerca de R$ 30 milhões e levou quase dois anos para ficar pronta.

Para ligar na rede, o proprietário do imóvel não paga nenhuma taxa. Os moradores precisam somente pagar a um pedreiro para fazer a ligação e, antes disso, se cadastrar na prefeitura, gratuitamente.

O prefeito de Cerejeiras, Airton Gomes (PP), chegou a gravar um vídeo no início deste ano para motivar os moradores a ligarem seus imóveis ao novo sistema e postou nas redes sociais, atingindo milhares de visualizações.

Para os moradores que não fizeram a ligação, posteriormente a conta da rede de esgoto (que será privatizada ou passará por concessão), virá para todos. 

“Ligar a residência ou o prédio comercial à rede de esgoto sanitário é lei e quem não cumprir poderá arcar com as punições previstas”, disse um servidor público do município.

Autor / Fonte: Folha do Sul/Rildo Costa

Leia Também

 
Loading...