Ministério do Turismo envia representante para fazer diagnostico turístico

Ministério do Turismo envia representante para fazer diagnostico turístico

 da região central do Estado

Aconteceu no início desta semana, o "namoro" histórico do Ministério do Turismo com a Estância Turística Ouro Preto do Oeste, com a vinda do Diretor de Planejamento e Gestão Estratégica Jun Alex Yamamoto, que na oportunidade visitou vários atrativos da cidade e região. A vinda do membro do Ministério do Turismo foi arquitetada pela deputada federal Marinha Raupp (PMDB), que anteriormente fez o compromisso com autoridades políticas e empresários ligado ao setor de prestação de serviço em alavancar junto aos órgãos competentes em Brasília –DF ações projetadas para apoiar o turismo na região central do Estado sobre tudo no município de Ouro Preto do Oeste que o título outorgado de Estancia Turística, e que segundo ficou comprovado está sim devidamente cadastrado no Ministério do Turismo desfazendo comentários maldosos por políticos sem compromisso com a verdade.

A visita de Jun Alex Yamamoto que estava acompanhado da secretária Executiva Regional de Governo polo Maria Araujo de Oliveira, vereador Jeferson André da Silva (PMDB), na região central do Estado iniciou na Fazendinha restaurante referência localizado na BR 364 sentido Ji-Paraná, quando foi apresentado o prato premiado nacionalmente “Piracau” criado pela chef Melissa Almeida que mistura o peixe da Amazônia o pirarucu com o cacau acompanhado de farinha de castanha do Brasil, seguida a comitiva visitou o Vale da Cachoeira localizada nos limites geográficos dos municípios de Ouro Preto do Oeste, Teixeirópolis e Nova União, o local abriga uma natureza exuberante e é considerado o maior complexo de lazer natural de Rondônia, fato este que recebeu elogios por parte de  Jun Yamamoto pela beleza natural existente coroada com uma cachoeira com 32 metros de altura, a visita prosseguiu no Morro Chico Mendes, Bosque Municipal, Praça da Liberdade e Hotel fazenda Ouro Park localizado na Linha 153 zona rural de Ouro Preto do Oeste.        

No período da noite houve uma reunião no Graúna Resort Hotel com autoridades municipais de Ouro Preto, Nova União, Vale do Paraíso e Mirante da Serra, além de representantes da Associação de Turismo Agroecológico e Reflorestamento de Rondônia, ATAR, outras associações locais, empresários, imprensa e comunidade em geral. A Secretária Regional de Governo, Maria Araújo, deu as boas-vindas aos visitantes, em nome do Governador Confúcio Moura e Superintendente Estadual de Turismo, Júlio Olivar.  O diretor do Ministério do Turismo Jun Yamamoto disse de sua satisfação em poder compartilhar desse momento histórico com a Estância Turística Ouro preto do Oeste, confessou o seu encantamento com as potencialidades da região.

Enalteceu que o Turismo não acontece por acaso, que além das Belezas Naturais, é preciso o engajamento de todos. Evidenciou a todos que tudo no começo é difícil mesmo, muitos não acreditam, chamam de loucos os que investem, acreditam na causa. Chamou a atenção de todos para a necessidade de planejamento e colocou-se à disposição, enquanto Ministério do Turismo, para ajudar na resolução dos principais gargalos. Na oportunidade enfatizou a necessidade da Estância melhorar as sinalizações turísticas, facilitando a vinda e descoberta pelos turistas, o uso de aplicativos simples e baratos, bem como o estabelecimento de um Festival Gastronômico Regional, onde evidencia-se os pratos típicos regionais, as capacitações, concursos, enfim. Falou da importância do cacau para a Estância, como o pioneirismo na economia local e o seu empoderamento como cadeia produtiva sustentável, comum a todas as comunidades e perfeitamente viável ao universo do turismo rural de base comunitária, como já acontece no Sul do país com os vinhos, queijos e outros produtos dos pequenos agricultores.

Falou com veemência sobre a possibilidade de uma proposta de turismo que envolva a grande região de Ouro Preto, que é composta por 6 municípios, sendo Vale do Paraíso, Urupá, Mirante da Serra, Teixeirópolis, Nova União e Ouro Preto do Oeste. É preciso pensar de maneira regionalizada, como exemplo citou o Vale das Cachoeiras, que não pertence a Ouro Preto, localiza-se no município de Nova União, mas pertence a todos, é o maior atrativo regional capaz de trazer grandes benefícios para toda região. Mais do que preocupar com a propriedade do atrativo, todos devem preocupar com a conservação do mesmo, o que deveria se tornar uma meta regionalizada. “Volto para Brasília com a certeza que o município de Ouro Preto e os circunvizinhos tem um produto a ser explorado de forma sustentável que é o turismo agregando valores aliando a convivência do homem com a natureza.Estou à disposição no Ministério do Turismo para ajudar nã o só Ouro Preto mas os demais municípios a desenvolver o turismo que é a indústria que mais cresce na economia globalizada”, disse    

 

Fonte: Alexandre Araujo

Autor / Fonte: Alexandre Araujo/Secom

Comentários

Leia Também