Mundo da bola sinaliza lavagem de dinheiro, orientação do TC é caminho para futuro governo, prefeituras não contribuem com merenda escolar

 

Governador – Na coluna de ontem (12) abordamos a provável indicação do governador Daniel Pereira (PSB), para assumir a representação do governo em Brasília. Também dissemos que Daniel buscará na capital federal aprimorar seus estudos. O governador realmente confidenciou a amigos que, após deixar o governo, em janeiro próximo tem como meta estudar em Brasília, para “aprimorar seus conhecimentos em direito público”, já que ele é advogado e sempre esteve comprometido com a política, seja ela partidária ou sindical. Quem viver verá...

Futebol – Há tempo o mundo da bola demonstra que as transações de jogadores, boa parte deles “pernas de pau” envolvendo milhões de dólares não espelha a realidade do futebol. Em entrevista a uma TV suíça um dos mais jovens e valorizados jogadores do mundo, Kykian Mbappé, do Paris Saint-Germain disse que veio de família humilde e que as cifras são mesmo indecentes, mas reconhece que o mercado é assim e ele não pode fazer nada. O mundo da bola, hoje, é uma lavagem de dinheiro mundial e ninguém toma providência ficando o dito pelo não dito.

Trânsito – O trânsito de Porto Velho é difícil. A sinalização é deficiente, os abusos (motoristas e motoqueiros) são constantes, a desobediência, ao pouco que há de sinalização é grande e a orientação não existe. A Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) até que tem buscado melhorar a situação, mas sem uma ação ostensivo/preventiva de policiais e agentes de trânsito nas ruas fica difícil, pelo menos para amenizar o problema. São necessários investimentos em orientação e punição, com rigor a quem “fura sinal”, não usa cinto de segurança, estaciona irregularmente, circula em excesso de velocidade. Só multar não resolve.

Merenda – Os vereadores devem cuidar com maior zelo dos recursos municipais que devem ser destinados para a merenda escolar. A cobrança maior deve ser feita aos relator de cada orçamento do município para o ano posterior, porque a maioria, ou a totalidade das prefeituras não investe um centavo na merenda escolar. O governo federal destina R$ 0,36 para a merenda de cada aluno do ensino fundamental, médio e educação de jovens e adultos. O recurso federal é “um complemento” e as prefeituras devem orçamentar sua parte, mas isso não ocorre. Seria importante o Ministério Público (MP), por exemplo, saber o motivo de as prefeituras não contribuírem com a parte que lhe compete.

Projeto – Caso o governador-eleito Marcos Rocha (PSL) ou alguém da futura equipe de planejamento participou do evento “Rondônia Transparente, Eleição Consciente” promovido pelo Tribunal de Contas (TC) estadual com apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TER) e o Ministério Público (MP) estadual, no dia 3 de agosto último não terá muitos problemas para administrar. Segundo um profundo conhecedor de administração pública basta seguir as orientações do seminário oferecido aos candidatos, na época, e a assessores, sobre arrecadação/despesa, gastos com pessoal, previdência e desafios, de abordagem sobre aspectos orçamentários, fiscais, financeiros e previdenciários, além da saúde, educação e segurança pública, em uma verdadeira radiografia das contas da administração estadual, que não terá problemas.

Respigo

Hoje (13) por volta das 15h choveu com intensidade em várias regiões de Porto Velho, inclusive na área central. Como escureceu, ventou e mudou o tempo rapidamente houve preocupação, mas felizmente ficou apenas na expectativa +++ Como não poderia deixar de ser a especulação é grande sobre o secretariado do governador-eleito coronel Marcos Rocha (PSL), que, ainda, não apresentou publicamente, nomes da futura equipe. E lógico, a especulação ocorre, pois há enorme interesse da população em saber quem serão as pessoas que ajudarão Marcos Rocha a governar +++ O Dnit interditou a ponte sobre o Riozinho, distrito de Cacoal, na BR 364 por tempo indeterminado, porque havia risco de desmoronamento. A rota alternativa é entroncamento da RO 010 (acesso a Nova Estrela) na altura do km 196,9, entroncamento da RO 383 Cacoal na altura do km 239,1; vindo de Porto Velho basta seguir o percurso inverso.

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Comentários

Leia Também