Jesualdo aprovado por 79% dos internautas, sonho político de Hildon é chegar a Brasília, julgamento de Cassol cria expectativa

 

Enquete – Semanalmente o Rondônia Dinâmica realiza enquete entre seus internautas abordando assuntos diversos. As enquetes são colocadas no ar às quintas-feiras e encerradas às segundas-feiras. A encerrada ontem (4) questionava sobre o desempenho do prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB), no primeiro ano do segundo mandato. A maioria dos internautas (79%) considerou o trabalho de Jesualdo ótimo. Obteve índice acima da reeleição em 2016, quando somou mais de 70% dos votos válidos.

Futuro – A intenção de tornar-se político sempre esteve na verve do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB). O projeto do hoje prefeito era Brasília como deputado federal sem descartar o Senado. Em 2014 Hildon ensaiou uma candidatura à Câmara Federal, que acabou não se concretizando e até uma 1ª suplência ao Senado, com o tucano Expedito Júnior na cabeça, parceria que acabou não se concretizando, porque Expedito optou pelo governo do Estado.

Cassol – A expectativa no meio político de Rondônia esta semana é o julgamento do recurso do senador Ivo Cassol (PP-RO) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Cassol foi condenado por crime de improbidade administrativa, quando prefeito de Rolim de Moura e está recorrendo na tentativa de reduzir a pena. Na última semana a procuradora geral da República, Raquel Dodge cobrou a aplicação da condenação de Cassol. O recurso que estava engavetado no STF foi colocado para julgamento na próxima quinta-feira (7).

Carretas – O trânsito de carretas na BR 364 em períodos de safras de grãos no sul do Mato Grosso e em Rondônia, como agora é intenso. Estatísticas apontam que mais de 1,2 mil carretas circulam na 364 levando grãos para o porto graneleiro de Porto Velho. Um dos problemas é que pelo menos 80% das carretas, bitrens e outros veículos pesados retornam para o Mato Grosso vazios.

Carretas II – O diesel é caro e subsidiado, ou seja, boa parte paga pelo povo, através de impostos, tributos e outros meios de explorar a população pelos governos (federal, estadual e municipal). É preciso encontrar uma maneira que esses veículos retornem para a origem carregados e não batendo carrocerias como acontece hoje. A esperança é que um dia teremos um ministro dos Transportes e um governo federal que raciocinem e resolvam esse problema, que é grave a nocivo para a economia da Nação.  

Respigo

E o Trenzinho da Alegria dos vereadores de Porto Velho a Brasília acompanhados de cinco servidores do Parlamento Mirim para participar de congresso no período de 5 a 7 deste mês de dezembro é o mico da semana. O passeio dos representantes do legislativo municipal à capital federal tem custo orçado em quase R$ 22 mil, valor sem as passagens de ida e volta dos zelosos vereadores +++ No interior já se comenta cada vez mais, sobre as eleições do próximo ano, principalmente do futuro governador e deputados estaduais. O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB) e o senador Acir Gurgacz (PDT), pré-candidatos declarados a governador são os nomes mais comentados +++ O senador Ivo Cassol (PP), que já governou o Estado em dois mandatos seguidos com a proximidade das convenções e por estar inelegível vai perdendo espaço. Por enquanto a “briga” está entre Maurão e Acir.

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Leia Também