Operações da PF dependem de Fachin, Escola do Legislativo muda direção, feriados somente às sextas-feiras ou segundas-feiras

 

Pé na porta – “A Polícia Federal já tem dados suficientes para começar as operações de diligências contra os citados na lista da Propinobrecht no Supremo Tribunal Federal. A PF levantou todos os endereços completos das residências e escritórios dos políticos citados. No Brasil e no exterior. Falta a canetada do ministro-relator Edson Fachin, que pode autorizar a qualquer momento o camburão nas ruas”. O tópico é da “coluna Esplanada”, assinada pelo jornalista Leandro Mazzini publicada diariamente no jornal “A Gazeta de Rondônia” de hoje (25). Quem tem culpa no cartório que se prepare...

Mudança – A coluna já tinha alertado recentemente que César Licório estaria sendo substituído na direção da Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa (Ale). O “Diário Oficial” da Ale de ontem (24) publicou o Ato 1040/2017 exonerando Licório da presidência da Escola da Ale e o Ato 1041/2017 nomeando Isaque Lima Machado para a a direção geral. Isaque é pessoa de extrema confiança do presidente da Casa, Maurão de Carvalho (PMDB-Andreazza).

Feriados – O enorme prejuízo que os feriados de meio de semana causam à economia nacional, estadual e municipal poderá ser contido. Tramita na Comissão Especial da Câmara Federal proposta de mudanças dos feriados nacionais das terças-feiras e das quintas-feiras para as sextas-feiras ou segundas-feiras. Empregados e patrões poderão negociar. No governo do ex-presidente, Collor de Melo só não mudavam os feriados de 1º de janeiro, Sexta-Feira Santa, Independência do Brasil e Natal. Os demais eram respeitados nas segundas-feiras.

Queimadas –Nos últimos anos os crimes ambientais em Rondônia diminuíram. No período de seca, o verão amazônico, quando chove muito pouco durante cerca de seis meses, os abusos com queimadas criminosas são praticados com constância. A fiscalização é ruim e os irresponsáveis provocam queimadas no campo e na cidade. Porto Velho está se preparando para enfrentar o problema e o Departamento de Políticas Ambientais do município está reunindo órgãos para se prevenir e reduzir ao máximo os focos de incêndios no próximo verão amazônico. O trabalho preventivo será desenvolvido até outubro próximo. 

Audiência – É grande a mobilização para a realização da Audiência Pública do Senado, em Porto Velho, na Câmara Municipal, na próxima sexta-feira (28), para discutir a situação da BR 364, principal rodovia federal em Rondônia, que está com trechos intransitáveis. A 364 é chamada de Rodovia da Morte, devido aos inúmeros acidentes, a maioria com vítimas fatais. A audiência foi proposta pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO), vice-presidente da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado com início marcado para as 15h.

Respigo

O deputado estadual Airton Gurgacz (PDT/Ji-Paraná) completou mais um ano de vida no último dia 21. Pessoa muito querida em todos os segmentos da comunidade Airton foi homenageado pelos amigos com momento de “parabéns a você” na tarde da última terça-feira (25) em seu gabinete da Assembleia Legislativa (Ale) +++ O Brasil perdeu um dos nomes mais expressivos do jornalismo político. Morreu na manhã de hoje (26) em Brasília o jornalista, professor e advogado Carlos Chagas, aos 79 anos +++ O deputado estadual Ezequiel Júnior (sem partido) teve aprovado projeto de lei pelo plenário da Ale, que proíbe empresas locadoras de veículos em Rondônia utilizem placas de outros estados. Segundo Ezequiel, as locadoras estão utilizando uma manobra que prejudica diretamente a economia do Estado emplacando os veículos em outras unidades da Federação.

Autor / Fonte: Waldir Costa/ Rondoniadinamica

Comentários

Leia Também