Pereira preocupado com comércio do pescado, previsão de mudança na Seagri, Cabeção prepara equipe para disputar o governo

 

Peixes – Há dias nota da coluna alertava para a necessidade de investir na comercialização da produção de peixes em tanques. O governo do Estado fomentou a produção e o produtor investiu, mas a venda do peixe ficou sem projeto viável. Agora o vice-governador Daniel Pereira (PSB), oportunamente, apresentou sugestão na reunião do Conselho Nacional dos Secretários da Agricultura em Ji-Paraná, esta semana, que aborda o assunto com maior profundidade e objetividade.

Mercado – Fomentar a produção é importante, mas garantir a venda é fundamental. Daniel defendeu o apoio do governo federal, que valorize e piscicultura na Amazônia com a abertura de mercado externo para o produto. Daniel Pereira sugeriu que os Estados da Amazônia fechem acordo para comercializar o peixe, que em cinco anos cresceu dez vezes mais. As demais regiões brasileiras devem consumir o pescado da Amazônia, mas para isso é necessário fomentar a comercialização.

Energia – A pressa, o improviso e a ânsia de demonstrar serviço levam a conseqüências nem sempre favoráveis. A solenidade de abertura da 6ª Rondônia Rural Show, que deveria ocorrer na manhã da última quarta-feira (24) não aconteceu. O transformador não suportou a demanda de energia. A “festa” de abertura, que deveria ocorrer ficou para ontem (quinta-feira) em solenidade simples, bem abaixo da importância da feira. O local atual é longe de Ji-Paraná (cerca de 30 km) e, ainda, sem a devida estrutura técnica.

Mudança - Um motivo a mais para o “pé no traseiro” do secretário de Agricultura, Evandro Padovani, ato que deverá ocorrer, após a mostra. Ainda não se definiu o nome do substituto de Padovani, mas há quem garanta que será a atual adjunta da Seagri, Mari Braganhol, que já ocupou cargo semelhante na Prefeitura de Ariquemes, quando o governador Confúcio Moura (PMDB), foi prefeito com desenvoltura e eficiência. O setor que responde por parte significativa da economia de Rondônia há tempo carece de um comando eficiente.

Cabeção – O vereador de Ariquemes, Ernandes Amorim (PTB), o popular Cabeção, que já foi deputado (federal e estadual), senador e prefeito do seu município está se preparando para disputar o governo do Estado em 2018. Pessoas ligadas à política, inclusive da imprensa regional foi procurada pelo Cabeção visando montar uma equipe experiente e politizada para se preparar à disputa da sucessão do governador Confúcio Moura. Resta saber se terá espaço no seu partido...

Respigo

Ótimo o incentivo do governo do Estado ao bancar impostos de máquinas e equipamentos do produtor, que efetuar compras até R$ 50 mil durante a Rondônia Rural Show. Medida coerente e realmente de apoio ao pequeno produtor rural +++ O empresário Assis Gurgacz (Diário da Amazônia, Eucatur, Gramazon, dentre outras empresas) esteve prestigiando a Rondônia Rural Show (RRS) esta semana. O Grupo Eucatur está entre os 15 maiores complexos empresariais do país +++ O presidente de uma das mais importantes cooperativas agrícolas do Brasil, Dilvo Grolli, da Coopavel, também marcou presença na RRS. A Coopavel está sediada em Cascavel, onde também fica a matriz do Grupo Eucatur +++ Devido a RRS a rede hoteleira de Ji-Paraná e região ficou lotada desde o início da semana. A RRS terminará amanhã (27), mas hotéis na região polarizada por Ji-Paraná somente de segunda-feira (29) em diante.

Autor / Fonte: Waldir Costa/ Rondoniadinamica

Comentários

Leia Também