Políticos de Rondônia com a ministra Carmen Lúcia, Melki fora da eleição suplementar de Vilhena, Amir Lando na suplência de Jesualdo

 

Comitiva – O governador Daniel Pereira (PSB), presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Maurão de Carvalho (MDB-Andreazza), senador Valdir Raupp e deputada federal Marinha Raupp, ambos do MDB e os deputados estaduais Só na Bença (MDB-Primavera de Rondônia) e Jesuíno Boabaid (PMN-PVH) estão em Brasília. Às 15h30 se reúnem com a ministra e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmen Lúcia, para tratar da situação de 706 policiais e bombeiros que, após receberam três meses do governo federal tiveram o pagamento suspenso.

Vilhena – Com o registro cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e determinado o afastamento do cargo de prefeita de Vilhena, Rosani Donadon (PDT) não tem condições de concorrer na eleição suplementar para escolha do novo prefeito, ou prefeita, que deverá ocorrer em 90 dias. É réu na causa, como explicamos ontem (12) na coluna. Uma opção na família seria o seu marido, Melki, o líder maior da família candidatar-se.

Fora – Ocorre que Melki deixou o PTB e se filiou recentemente ao PDT e não terá seis meses, período mínimo de filiação para candidatar-se. A família Donadon, ainda, tem mais dois nomes em condições de disputar a prefeitura na eleição suplementar. Francisca, que pouco participa da política partidária e Raquel, que é militante ativa. Caso uma das duas estejam com as obrigações eleitorais em dia e filiadas partidariamente dentro do prazo legal são nomes em condições de disputar a prefeitura.

Senado – O ex-prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB) está em Porto Velho tratando de sua pré-candidatura ao Senado em outubro próximo. Além de manter contato com lideranças dos mais diversos partidos, Jesualdo já teria definido o primeiro suplente optando por um dos mais novos integrantes do PSB, o ex (senador, deputado federal, deputado estadual e ministro da Previdência Social), Amir Lando, que já presidiu o “finado” PMDB no Estado. Parceria “puro sangue”, mas de enorme potencial político-eleitoral.

Supremo – A coluna não tem como hábito abordar assuntos nacionais, mas nos últimos meses o Supremo Tribunal Federal (STF), a Suprema Corte não está se conduzindo com a lisura e independência que deveria e revolta a população. O jurista Modesto Carvalhosa protocolou esta semana pedido de impeachment do ministro Gilmar Mendes. “STF não pode ser lugar para habeas corpus de bandidos e corruptos. Se verifica que há um grupo de quatro ministros relaxadores de prisão. Marco Aurélio Mello, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Dias Toffoli. Esses são verdadeiros homologadores de crimes. Crimes de corrupção são crime contra a humanidade e eles vão soltando todo mundo”, disse. É o fim da rosca...

Respigo

Hoje no período da tarde Jesualdo Pires, ex-prefeito de Ji-Paraná esteve reunido com dirigentes do MDB, na sede do partido na capital. O teor do que foi discutido não veio a público +++ Segundo o advogado Ernande Segismundo em 2010 o hoje deputado estadual Cleiton Roque (PSB-Pimenta Bueno) já estava no PSB e não no PT, conforme nota na coluna de ontem (12). Cleiton foi vice do saudoso deputado federal Eduardo Valverde (PT), que estava coligado com o PSB na disputa pelo governo do Estado +++ Fica o registro. Poucos conhecem o PT em Rondônia como Ernande Segismundo +++ O trânsito em Porto Velho não melhora. Muitos carros e motocicletas, pouca fiscalização, sinalização precária, motoqueiros e motoristas irresponsáveis ajudam a piorar o que já é ruim +++ O período de chuvas está chegando ao fim em Rondônia. A expectativa é para as ações da prefeitura da capital na recuperação de ruas e avenidas que ficaram danificadas no inverno (chuvas) +++ O Departamento de Obras do município terá muitas dificuldades para recuperar e adequar a cidade no verão (seca). O sistema de galerias pluviais com boa parte entupida e rede de esgoto que não existe também está entre as prioridades do prefeito Hildon Chaves (PSDB) e sua equipe.

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Leia Também

 
Loading...