Porto Velho - Em ação pioneira na capital, Semusa realiza implantação de 130 DIUs

Porto Velho - Em ação pioneira na capital, Semusa realiza implantação de 130 DIUs

Na primeira ação realizada pela Secretaria de Saúde de Porto Velho (Semusa) no sábado 22, no Centro de Referência em Saúde da Mulher (CRSM), com o objetivo de ampliar a oferta do Dispositivo Intra - Uterino (DIU) para as mulheres, foram realizados mais de 300 procedimentos. A maioria dos atendimentos foi demanda espontânea.

A atividade foi executada pela Coordenação de Saúde da Mulher da Semusa e pela Maternidade Municipal Mãe Esperança.

Eliana Pasini, titular da pasta da Saúde, afirmou que inicialmente os atendimentos eram direcionados as mulheres que aguardavam na fila da regulação para realizar o procedimento, porém das 200 mulheres agendadas apenas 33 compareceram. “Esse resultado positivo só foi possível graças ao empenho da equipe”, frisou.

Foram implantados 130 DIUS e agendadas 154 laqueaduras. Entre os exames exigidos para realização dos procedimentos – disponibilizados na hora, foram 130 testes de gravidez e 600 testes rápidos para sífilis, HIV e Hepatites B e C.

“O atendimento foi garantido a todas as mulheres que aguardavam na fila. Quanto a laqueadura, a cirurgia será na maternidade - elas já saíram com as datas dos exames agendadas”, afirmou Marilene Penati, diretora da MMME.

Punição

É importante frisar que as mulheres que estavam com a data da laqueadura marcada, mas não compareceram para fazer o procedimento, não poderão reagendar durante o período de 30 dias.

Nova ação

No sábado,29/9, também haverá atendimentos no CRSM, das 8 h às 13 h, e das 14 às 18. Além das mulheres que aguardam na fila da regulação, aquelas que têm interesse podem procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência para agendar o procedimento.

Autor / Fonte: Assessoria/Prefeitura

Comentários

Leia Também