Porto Velho foi a única capital a se manter com nota zero em transparência no Brasil



Porto Velho, RO –
Em maio deste ano, a CGU (Controladoria-Geral da União) divulgou os primeiros números referente ao “Escala Brasil Transparente”, que levanta dados sobre como as gestões estaduais e municipais lidam com a publicidade dos gastos públicos.


Ranking entre capitais

Naquela oportunidade, Porto Velho já figurava entre os piores do País no quesito transparência, com nota zero.

Relembre – (15/05/2015) Porto Velho, Macapá e São Luís receberam nota zero em transparência

Desta vez, na 2ª avaliação feita pelo "Escala Brasil Transparente", Porto Velho manteve a posição, sendo o pior avaliado entre todas as capitais brasileiras. O único município de Rondônia a melhorar foi Monte Negro, que passou da nota 1,94 para 6,81, com saldo positivo de 4,87.


Apenas o Município de Monte Negro melhorou pontuação desde o último levantamento

Porto Velho: única capital do Brasil a se manter com nota zero

Na ocasião do primeiro estudo, além de capital rondoniense, receberam nota zero os municípios de São Luís, do Maranhão, e Macapá, do Amapá. Ambos melhoraram suas notas significativamente após a publicação dos demonstrativos da CGU.

São Luís saltou de zero para 9,58 em avaliação, figurando como a sétima administração mais transparente, enquanto Macapá saiu da mesma faixa para 6,11, alcançando a 18ª posição.

Apenas a gestão do atual prefeito Dr. Mauro Nazif (PSB) não fez absolutamente nada para melhorar o posicionamento de Porto Velho no ranking.

Rondônia também amarga péssima posição



O Estado de Rondônia, comandado pelo governador Confúcio Moura, do PMDB, também está muito mal colocado quando o quesito é transparência em dados e gastos públicos. Na segunda rodada “Escala Brasil Transparente”, apareceu 21º lugar, com nota 4,44.

Clique aqui para ver o relatório estadual

Autor / Fonte: Rondoniadinamica

Leia Também

Comentários