Preço baixo do leite revolta produtores, ruas e avenidas alagadas na Capital não é problema apenas do prefeito, BR 364 continua sendo palco de acidentes fatais

 

Leite – A preocupação do deputado estadual Adelino Follador (DEM-Ariquemes), que denunciou cartelização dos principais laticínios de Rondônia, que pagam preço baixo pela produção de leite e, ainda, querem reduzir o valor do pouco que se paga deve ser encampada pelos demais deputados estaduais. A bacia leiteira de Rondônia hoje concentrada na região de Ouro Preto do Oeste e Jaru, está entre as principais fontes de arrecadação do Estado, que poderá ter a economia comprometida. Os produtores estão revoltados e esperam uma ação ostensiva dos políticos e demais autoridades.

Chuva – Durante praticamente toda a madrugada de hoje (7) choveu em Porto Velho. A chuva não foi forte, mas intensa e perdurou durante a manhã. Como sempre ocorre nessas ocasiões ruas e avenidas da capital, no centro e nos bairros ficam alagadas prejudicando o ir e vir das pessoas. Em muitos casos, casas também ficam alagadas devido à falta de galerias pluviais para escoamento das águas. O problema é grave, crônico e nenhum prefeito consegue resolver a situação, apesar das promessas e juras de campanha.

Chuva II – A culpa não pode ser debitada, apenas aos prefeitos que foram inquilinos do Palácio Tancredo Neves, inclusive o atual, Hildon Chaves (PSDB). A administração municipal não é uma competência exclusiva do prefeito e seus assessores, mas também dos vereadores. Fiscalizar, cobrar, indicar, propor, denunciar também faz parte das obrigações do legislador municipal, assim como elaborar leis. Não basta fazer as leis, tem que checar e cobrar o cumprimento, para que o povo possa receber os benefícios, pois é ele que banca tudo: Executivo, Legislativo, Judiciário, seja federal, estadual ou municipal. É o fim da rosca...

BR – Mais conhecida como “Corredor da Morte” ou “Matadouro Humano”, a BR 364 continua perigosa e necessitando de restauração e não “tapa-buracos” como ocorre nos últimos anos. Esta semana um acidente entre duas carretas matou cinco pessoas da mesma família. Além do leito da estrada, que fica esburacado devido ao longo período de chuva (inverno amazônico), como agora a sinalização e a fiscalização da movimentadíssima BR, por onde passam mais de duas mil carretas por dia em período de safra de grãos de Rondônia e do Mato Grosso são falhas. Restaurar e duplicar o trecho Porto Velho a Vilhena (700 km) são providências ignoradas pelos políticos da área federal.

Empenho – O deputado estadual Léo Moraes (Podemos-PVH), eleito deputado federal com a maior votação nas eleições de outubro último, que sofreu acidente há dias na BR 364, disse que será um batalhador incansável pela restauração da BR 364, construída na década de 80 e também pela duplicação da pista. A bancada federal de Rondônia (senadores e deputados) tem que pressionar o governo federal para garantir a restauração e posterior duplicação da 364, a princípio o trecho entre Porto Velho a Vilhena com cerca de 700 km. Léo disse que, após assumir a Câmara Federal em fevereiro próximo tem a restauração e a duplicação da 364 como uma das prioridades.  

Respigo

Amanhã (8) a promoção da Fundação Cultural de Porto Velho-Funcultural, presidida pelo Antônio Ocampo deverá concentrar os amantes da boa música no centro da cidade. O compositor, músico e jornalista Sílvio Santos (Zé Katraca) será homenageado com o show “Tributo ao Menestrel” +++ Sílvio que assina como Zé Katraca página diária no jornal “Diário da Amazônia”, direcionada a arte e cultura receberá homenagem das mais merecidas a um cidadão que participa, acompanha e divulga a cultura em Rondônia. A festa cultural e artística iniciará às 19h no Mercado Cultural, na capital +++ O curso de Medicina do Centro Universitário da FAG-Cascavel/PR está entre o seleto grupo dos 33 melhores do país. Recebeu nota 5 (máxima) do MEC +++ O curso existe há 10 anos e está formando a 6ª turma da FAG. O empresário Assis Gurgacz, um dos pioneiros de Rondônia, que também preside o Grupo Eucatur está de parabéns.

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Leia Também

 
Loading...

Comentários