Presidente da AMB recebe Colar do Mérito Judiciário do TJ de Rondônia

Presidente da AMB recebe Colar do Mérito Judiciário do TJ de Rondônia

Foi realizada nesta manhã, 24 de setembro, no Plenário do Tribunal de Justiça de Rondônia, a entrega do Colar do Mérito Judiciário ao presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Jayme de Oliveira. Na presença do governador do Estado, Daniel Pereira, e membros da magistratura rondoniense, o presidente do Judiciário, desembargador Walter Waltenberg, fez a outorga da comenda ao homenageado.

A maior comenda do Judiciário é uma homenagem especial que a instituição presta às personalidades do mundo jurídico, inclusive desembargadores que integram ou integraram o Tribunal, bem como a pessoas naturais ou jurídicas que tenham prestado relevantes serviços à República Federativa do Brasil, ao Estado ou ao Poder Judiciário de Rondônia.

Na solenidade, o presidente do TJRO, Walter Waltenberg, convidou o desembargador Alexandre Miguel, presidente da Associação dos Magistrados de Rondônia, para fazer a saudação ao homenageado em nome dos integrantes da Corte.

Durante o seu discurso, Alexandre Miguel disse que Jayme de Oliveira, como presidente da AMB, tem desempenhado um papel fundamental na empreitada de combater, “de forma eficaz, os atos que visem diminuir a magistratura. A liderança desempenhada por Jayme de Oliveira se reflete na afinidade como conduz a união da classe”.

O juiz Jayme Martins de Oliveira Neto nasceu em Monte Aprazível – SP. Formou-se em Direito nas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), no ano de 1990, e passou a integrar a magistratura de São Paulo em 1991, por concurso de provas e títulos. Foi fundador e presidente do Instituto Paulista de Magistrados (Ipam) e também o primeiro juiz de 1ª instância a assumir, em 2014-2015, a presidência da Associação Paulista dos Magistrados, função para a qual foi reeleito em 2016-2017. Mestre em Direito pela PUC/SP, Jayme de Oliveira já foi coordenador da Escola Nacional da Magistratura.

Ao se pronunciar, Jayme de Oliveira agradeceu à homenagem e lembrou que a recebe em nome da magistratura brasileira, que “é a grande homenageada, pelo trabalho que procura, num momento extremamente turbulento para a nação, revelar o excelente trabalho que a magistratura brasileira tem feito”.

O presidente da AMB disse que as pessoas mais atentas conseguem perceber que o Brasil está de pé e continua no seu caminho democrático, graças, fundamentalmente, ao trabalho do Poder Judiciário. “Não que ele seja perfeito e que nós não tenhamos dificuldades internas, problemas a resolver e um sistema a aperfeiçoar, mas, nesse momento crucial que o Brasil vem vivenciando, tem sido, até agora, o Poder Judiciário o poder que tem dado sustentação à Nação, conseguindo responder não só às grandes demandas, ou as mais conhecidas, mas também às pequenas demandas, ou aquelas que são grandes e não ganharam notoriedade na imprensa”.

Jayme Oliveira afirmou que os números recém informados pelo CNJ, no Justiça em Números, revelaram que os juízes brasileiros alcançaram, no ano anterior, o maior índice de produtividade já obtido desde que foi lançada a série histórica do CNJ, alcançando os 80 milhões de processos. Rondônia é um dos Estados que tem o menor número de estoques de processos.

Autor / Fonte: TJ-RO

Comentários

Leia Também