Procuradoria Federal garante afastamento de peritos que prejudicavam defesa do INSS em Rondônia

Procuradoria Federal garante afastamento de peritos que prejudicavam defesa do INSS em Rondônia

A Procuradoria Federal no Estado de Rondônia conseguiu junto às comarcas de Ariquemes e Buritis o afastamento de dois peritos cujos laudos médicos causavam prejuízos à defesa do INSS.

A medida é resultado do mapeamento realizado pelos Procuradores Federais Guilherme Viana Lara Alves, Gerente do Contencioso de Massa do Núcleo Previdenciário da PF/RO, e Thiago Silva Sampaio, do Subnúcleo de Atuação Prioritária do Núcleo Previdenciário da PF/RO, os quais monitoraram os laudos dos peritos médicos judiciais e compararam os resultados com os laudos de profissionais atuantes em outras Comarcas do Estado de Rondônia, a partir do que identificaram os peritos cujo número de laudos desfavoráveis ao INSS estavam demasiadamente fora da média.

Os peritos identificados, e agora devidamente substituídos, tinham índice de laudos desfavoráveis à autarquia previdenciária superior a 90%, sendo que um deles, inclusive, no ano de 2016, foi candidato a prefeito na cidade em que atuava.

De posse das informações levantadas, o Dr. Thiago Silva Sampaio despachou com os magistrados e obteve êxito na atuação, de modo que os juízos das Comarcas de Buritis e de Ariquemes se comprometeram a afastar dois dos peritos monitorados e substituí-los por outro indicado pela Procuradoria, já havendo, aliás, mutirão de perícias marcado com o novo perito.

Além disso, o Coordenador do Núcleo Previdenciário da PF/RO, o Procurador Federal Nick Simonek Maluf Cavalcante, tem realizado inúmeros despachos com os magistrados das Comarcas do interior, também com o objetivo de afastar peritos cujos laudos sejam desfavoráveis ao INSS de maneira acentuada, trabalho que certamente renderá frutos num futuro próximo.

A PF/RO é unidade da Procuradoria-Geral Federal (PGF), órgão da Advocacia-Geral da União (AGU).

Autor / Fonte: AGU

Comentários

Leia Também