Projeto leva atendimento para moradores de rua

Projeto leva atendimento para moradores de rua

No último sábado (14), a Prefeitura de Ariquemes, por meio da Secretaria Municipal de Governo (SEMGOV), realizou a 1ª edição do Projeto “Despertar Ariquemes – Todos por uma Cultura de Paz”.  A ação marca o início de uma nova caminhada voltada para a atenção ao dependente químico, morador de rua e seus familiares.

O trabalho foi feito na Praça da Vitória, por meio da união de todas as Secretarias de Governo, em parceria com a Sociedade Civil Organizada, Igrejas, Instituições de acolhimento e tratamento, além de voluntários.  

Durante o sábado, vários dependentes foram abordados e acolhidos. Após triagem, tiveram acesso a uma roda de conversas, cortes de cabelo, testes rápidos e a oportunidade de mudar de vida. Pelo menos 13 pessoas aceitaram o tratamento para desintoxicação e em seguida a reinserção social.

Dentro do Programa será implantado o Centro Integrado de Atenção ao Dependente Químico – CIADEC, onde serão articuladas todas as ações, com a manutenção de um banco de dados, mapeamento e informações atualizadas das pessoas atendidas. Embora a modalidade de tratamento seja voluntária, será trabalhado o estímulo com proposta de mudança e aceitação por parte do dependente químico.  

Após a conclusão do tratamento, que deve ser feito em clínicas credenciadas, com vagas cedidas pelo Governo do Estado, aqueles que residem em Ariquemes, poderão aderir ao Projeto de Reinserção Social “Reconstruído o Sentido da Vida”, com cursos profissionalizantes e atendimento psicossocial. A estrutu

Autor / Fonte: Assessoria/Prefeitura

Leia Também

 
Loading...